NotíciasRio Grande do Sul

Dia das Crianças deve movimentar o comércio de Novo Hamburgo

Mesmo com o cenário de incertezas trazido pela pandemia do novo coronavírus, os comerciantes de Novo Hamburgo apostam nas vendas para data, que será comemorada na segunda-feira (12). Segundo pesquisa da CNDL/Offer Wise, 72% dos consumidores planejam ir à compras no Dia das Crianças. A expectativa é de que o varejo nacional movimente aproximadamente R$ 10,87 bilhões.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Jorge Stoffel, a procura por presentes deve aumentar durante essa semana. “É uma dada muito importante para o comércio, pois já nos possibilita analisar as tendências das compras para o final de ano”, disse.

Embora os indicadores oficiais demonstrem uma queda no desemprego e sinais de início da retomada econômica do país, “o cenário ainda é bastante complicado comparando com o ano anterior”. A maior parte dos entrevistados na pesquisa dizem que as compras serão moderadas e que pretendem gastar menos ou o mesmo valor do ano passado: 36% querem gastar menos, 32% pretendem gastar a mesma quantia, e apenas 17% dizem que irão gastar mais.

O presidente da CDL-NH, explica que os gastos modestos para data é reflexo do desemprego que afeta muitas pessoas. “Na pesquisa, é possível notar as adversidades atuais do cenário econômico quando a maior parte daqueles que não vão adquirir presentes alega que está sem dinheiro (25%) e 14% afirmam estar desempregados. Por outro lado, a maior parte dos que vão ampliar os gastos garantem querer comprar um presente melhor (55%)”, revela Jorge.

A CDL-NH salienta que as datas comemorativas são sempre muito interessantes para o comércio varejista, pois, são nesses períodos que as vendas mais sobem. Para auxiliá-los, a Entidade orienta os comerciantes para deixar suas lojas mais competitivas, com muita estratégia e diferenciação. Entre as várias dicas estão produtos adequados; certificação; organização da vitrine; decoração da loja; atendimento acolhedor; paciência e preparação da equipe. O destaque para esse ano está no uso obrigatório de alguns acessórios como: máscara, álcool em gel, capacidade reduzida de clientes dentro do estabelecimento e higienização.

Botão Voltar ao topo