NotíciasRio Grande do SulSaúde

CAIS Mental e Apoiar mudam de endereço na próxima quarta-feira

Serviços passarão a atender em frente ao Centro de Saúde, na Pinheiro Machado

A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Caxias (SMS), informa que o Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental) e o Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-tratos (Apoiar), irão mudar de endereço. A partir da próxima quarta-feira (14/10), os serviços começarão a operar na rua Pinheiro Machado, 1239, em frente à UBS Centro de Saúde. O CAIS Mental ocupará o terceiro andar e o Apoiar o quarto, cada um deles possui 328m². De janeiro a abril foram 1.391 atendimentos no Apoiar e 5.401 no CAIS, entre psicologia e psiquiatria.

O CAIS Mental é um ambulatório de saúde mental que presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes e adultos com transtorno mental e/ou sofrimento psíquico. Ele oferece também atendimento psicológico a crianças e adolescentes. O acesso ao serviço ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já o Apoiar, presta assistência especializada a crianças e adolescentes e suas famílias, por estarem envolvidas em situações de maus-tratos como: abuso sexual, físico, psicológico e negligência.

Nívea Rosa, diretora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, explica que a mudança ocorre por conta da acessibilidade. “Levamos em conta a questão da acessibilidade e também a necessidade de uma estrutura maior para dar conta da demanda que chega até ambos os serviços. A prioridade é continuar oferecendo um atendimento de qualidade, porém, em um local com infraestrutura melhor para prestar o suporte necessário aos usuários”, afirma.

Até o momento, o CAIS Mental opera na rua Sinimbu, 2231, no 2º andar do Centro Especializado de Saúde (CES). Já o Apoiar fica em uma casa na rua Alfredo Chaves, 515, Centro.

Botão Voltar ao topo