Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Pelotas ultrapassa 40 mil testes para coronavírus

Somente a Vigilância Epidemiológica registrou 36.139 exames realizados desde o início da pandemia

Pelotas alcançou, nesta semana, 40.139 testes realizados para confirmar ou descartar contaminação pelo novo coronavírus. Desse total, 36.139 são exames registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) e 4 mil testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da UFPel. O município já fez 118 testes para cada mil habitantes.

O maior crescimento no número de exames para coronavírus, a partir de material coletado na cidade, é referente a análises interpretadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), pelo Testar RS e pela Unidade de Diagnóstico Molecular da UFPel. Entre os dias 6 e 14 de outubro, houve o aumento de 11%, o que representa 699 novos laudos, totalizando 6.838 exames tipo PCR e Elisa, efetuados desde os primeiros casos suspeitos registrados em Pelotas.

Testes rápidos: 12,4 mil

O acréscimo dos testes rápidos – feitos nos hospitais, nas UBSs, no Centro Covid, na UPA e pela própria epidemiologia local – foi de 8%, com 934 aplicações a mais do que na semana passada. Até agora, o município contabiliza 12.420 testes rápidos.

Os laboratórios privados, credenciados ao Ministério da Saúde, atingiram a marca de 16.881 análises, entre as quais 385 são novos resultados, correspondendo à elevação de 2,3% em relação ao levantamento anterior.

Botão Voltar ao topo