Pelotas alcançou, nesta semana, 40.139 testes realizados para confirmar ou descartar contaminação pelo novo coronavírus. Desse total, 36.139 são exames registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS) e 4 mil testes rápidos aplicados pela pesquisa EPICovid-19 da UFPel. O município já fez 118 testes para cada mil habitantes.
O maior crescimento no número de exames para coronavírus, a partir de material coletado na cidade, é referente a análises interpretadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), pelo Testar RS e pela Unidade de Diagnóstico Molecular da UFPel. Entre os dias 6 e 14 de outubro, houve o aumento de 11%, o que representa 699 novos laudos, totalizando 6.838 exames tipo PCR e Elisa, efetuados desde os primeiros casos suspeitos registrados em Pelotas.
Testes rápidos: 12,4 mil
O acréscimo dos testes rápidos – feitos nos hospitais, nas UBSs, no Centro Covid, na UPA e pela própria epidemiologia local – foi de 8%, com 934 aplicações a mais do que na semana passada. Até agora, o município contabiliza 12.420 testes rápidos.
Os laboratórios privados, credenciados ao Ministério da Saúde, atingiram a marca de 16.881 análises, entre as quais 385 são novos resultados, correspondendo à elevação de 2,3% em relação ao levantamento anterior.