EsportesNotíciasRio Grande do Sul

Caxias lança Museu Municipal do Esporte

Solenidade será realizada nesta sexta-feira (16), às 13h30, no Ginásio do Enxutão

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das Secretarias da Cultura e do Esporte e Lazer, fará o lançamento do Museu Municipal do Esporte nesta sexta-feira (16), às 13h30min, no Ginásio do Enxutão. Instituído pela Lei Municipal n° 5.139 de 1998, o local nunca foi de fato implantado. A iniciativa foi idealizada pela Divisão de Museus da SMC e elaborada em conjunto com a equipe da SMEL.

No primeiro momento, o espaço museológico será em ambiente virtual. A organização em meio digital propicia a organização de tal espaço fortemente identificado com a inovação, comunicação e conectividade planetária estruturando novas possibilidades para o lembrar, problematizar e comunicar. A internet é um importante lugar de memória, tornando-se referência democrática para as mais diversas pesquisas, ações educativas, representações identitárias, sociabilidades ou articulações sociais.

No campo museal, o local surge tanto como possibilidade para a constituição de museus que abranjam as mais diferentes tipologias discursivas quanto permitiu que instituições físicas ampliassem seu alcance social, no momento em que o planeta se encontra. O Museu do Esporte apresenta-se, desse modo, como portador de novos sentidos e possibilidades, além de ser percebido como uma ação plural e complexa, que tanto propicia a ampliação de conhecimento quanto valoriza o campo da memória de Caxias do Sul.

Botão Voltar ao topo