Cemitérios de Caxias do Sul estarão abertos das 8h às 18h30 no feriado de Finados

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), informou hoje (19) que os Cemitérios Públicos I e II (Rosário) estarão abertos das 8h às 18h30 no sábado (31), domingo e segunda-feira (1º e 2). Ao contrário dos horários divulgados anteriormente, o horário estendido igualmente para os dois cemitérios foi acordada em reunião do Gabinete de Crise na última sexta-feira (16).

Neste ano, devido à pandemia, as missas serão realizadas apenas no Cemitério I e só no Dia de Finados. As celebrações, a cargo da Mitra Diocesana, serão realizadas no Largo Fábio Formolo (praça em frente ao cemitério), onde será instalada uma tenda. Nos demais cemitérios da cidade, as missas serão realizadas nas igrejas das comunidades.

A decisão foi tomada em conjunto com a Diocese, em reunião (foto) nesta segunda-feira (19), com o Prefeito Flávio Cassina e o secretário do Bispo, Padre Eleandro Teles, com a presença da Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos e dos secretários Nério Susin, do Meio Ambiente e Jorge Olavo Hahn Castro, da Saúde.

Na ocasião, o titular da Saúde solicitou ao Padre Eleandro atenção ao distanciamento, principalmente dos idosos. “75% dos óbitos que tivemos na cidade são de pessoas idosas. Sabemos que eles participam, então pedimos a ajuda dos celebrantes”, destacou Castro.

FLORISTAS E LIMPEZA: Até a próxima sexta-feira (23), os interessados em vender flores nas proximidades dos Cemitérios Público I e II (Rosário) no feriado de Finados devem procurar a Secretaria do Urbanismo (SMU) com comprovante de residência na cidade e documento de identidade com foto. A taxa é de R$ 100,35. A fiscalização da SMU fará a análise dos locais dos floristas, com distanciamento entre eles, devido à pandemia. Para a entrega da documentação é necessário agendar um horário pelo telefone 3218.6128.Também até sexta-feira, estão autorizadas as limpezas e reformas nos jazigos.

TRÂNSITO E SEGURANÇA: A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) irá fechar as quadras próximas ao Cemitério Público I e também está organizando as linhas de ônibus para o feriadão de Finados. Os detalhes serão informados nos próximos dias. Para a segurança da comunidade durante os três dias, haverá 70 agentes da Guarda Municipal em revezamento para segurança preventiva.

Sair da versão mobile