Rio Grande do Sul

Agricultores de Camaquã participam do Programa de Aquisição de Alimentos

A primeira entrega deste ano de produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Camaquã ocorreu na última quarta-feira (21) . Além de beneficiar mais de 200 famílias em vulnerabilidade social com duas toneladas de produtos divididos em cestas diversificadas com 14 diferentes produtos oriundos da agricultura familiar local, o programa representa uma importante alternativa de renda aos agricultores.

“Tudo isso foi conseguido graças ao planejamento feito pelas instituições envolvidas e os agricultores, ao apoio e orientação da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social que agiram com determinação, força de vontade, politicas públicas e bons projetos. Esta é a receita para se ter bons resutados na agricultura familiar”, declara o extensionista da Emater/RS-Ascar, André Luiz Conceição.

Dentre os 22 agricultores familiares que entregaram seus produtos nesta primeira etapa, estavam a jovem Hellen Silva Rackow e sua mãe Geneci Costa e Silva. Hellen foi beneficiada no ano passado com a Bolsa Juventude Rural, concedida pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e conta com acompanhamento da Emater/RS-Ascar e apoio da Secretaria Municipal da Agricultura. Com apoio destas entidades e o dinheiro do Bolsa foi elaborado um projeto que consistia em diversificar as atividades da propriedade com o cultivo e comercialização de hortaliças. Segundo Conceição, “é gratificante poder acompanhar todas as etapas e ver um projeto tão importante sair do papel”.

“A família traçou, juntamente conosco, um planejamento para diversificar a propriedade e com o esforço de todos, principalmente delas, os resultados começam, literalmente, a ser colhidos. Após a construção de um açude na propriedade, estamos instalando um sistema de irrigação na área da horta e a família já está estudando as ações necessárias para qualificar e ampliar a criação de aves”, conclui o extensionista.

Para a coordenadora local do PAA, Tamara Soares Couto, a participação de jovens em programas como este é fundamental, pois além de ampliar o número de famílias participantes eles estão produzindo alimentos, permanecendo no meio rural e gerando renda.

Já para o secretário municipal da agricultura, Mauricio Buchorn, “O PAA representa uma importante alternativa que beneficia tanto as famílias em vulnerabilidade quanto os agricultores que têm a possibilidade de comercializar seus produtos no município, e a identificação e inclusão de jovens com o interesse de permanecer na agricultura produzindo alimentos é muito importante e se torna possível graças a parceria entre as instituições, principalmente com a Emater”.

Além do PAA, a família comercializa seus produtos na comunidade onde reside e também no comércio com o apoio de uma cooperativa local (Coopertraf).

Botão Voltar ao topo