Até a sexta-feira (23), mais de seis mil crianças já haviam se vacinado contra a pólio e mais de 2,6 mil atualizaram a caderneta, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente, conforme levantamento parcial da pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com registro de comparecimento de 3.530 crianças em alguma unidade saúde. A mobilização irá até o dia 30 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades.
Pais e responsáveis por crianças e adolescentes, com idades de zero a 14 anos completos, devem buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, ou o Centro de Especialidades, para verificar se todas as vacinas estão em dia. Para os casos de crianças de um a quatro anos completos, devem aproveitar para imunizá-las contra a pólio. A Campanha está vigente tanto na zona urbana quanto na rural do Município.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice Maciel, a ação visa oportunizar o acesso à imunização, controlar, eliminar e erradicar doenças virais que podem ser evitadas com a vacinação, bem como atualizar a situação vacinal e melhorar a cobertura de proteção à criança e ao adolescente. “São mais de 19 vacinas à disposição da população, nas UBSs, no turno da tarde, e no Centro de Especialidades, além da dose contra a poliomielite, com a gotinha”, alerta.
A coordenadora ainda destaca que, no caso de alergia a algum componente da vacina, a criança ou adolescente deve ser encaminhada a uma UBS para que um médico avalie a situação. “É fundamental que os pais e responsáveis fiquem atentos a isso. É uma fase da vida muito importante, quando o organismo deve ser blindado de possíveis doenças graves”, explica.
Horários
Para a população da zona urbana, crianças e adolescentes devem ser levadas na UBS mais próxima, no turno da tarde, ou ao Centro de Especialidades, das 8h às 17h. Na colônia, as UBSs atendem das 9h às 15h.