Santa Cruz e Região prontas para votação da Consulta Popular RS

Nesta segunda-feira, dia 26, santa-cruzenses, moradores dos municípios do Vale do Rio Pardo e de todo o Estado terão novamente a oportunidade de escolher entre projetos de desenvolvimento regional, definidos para a Consulta Popular 2020. O pleito, em razão da pandemia, este ano será totalmente virtual, pelo site ou por SMS. É preciso ficar atento por que o período é curto, o último dia de votação é 3 de novembro.

As demandas para esta edição foram definidas após assembleias regionais, microrregionais e municipais, realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

A cédula de votação do Corede Vale do Rio Pardo deste ano terá três projetos, todos beneficiando o desenvolvimento rural. São eles: 1.Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar; 2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar; 3. Fomento a agroecologia e a produção orgânica.

O projeto que tiver a maior votação deve ser executado no próximo ano e o segundo mais votado, conforme a condição financeira do Estado, em 2022. O valor disponível para 2021 é de R$ 371.428,57.

Para o presidente do Comude Santa Cruz do Sul, Paulo Mans, a participação da comunidade no processo de escolha das demandas regionais é muito importante. Ele ressalta o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), que junto com as direções das escolas, está auxiliando na divulgação do pleito através da abordagem do tema pelos professores durante as aulas online. “É fundamental que as pessoas participem por que esse é o critério para que os recursos venham para Santa Cruz do Sul e somos nós que podemos indicar onde queremos que eles sejam aplicados”, disse. “Estamos trabalhando a conscientização nas escolas para que os alunos possam ajudar seus pais a votarem. Este ano não teremos urnas, a votação será virtual, então as pessoas precisam se organizar para isso e não esquecer de ter na hora o número do título de eleitor”, lembra.

Em Santa Cruz do Sul, dois exemplos de estruturas contempladas com recursos oriundos de edições passadas da Consulta Popular foram a Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados e o Abatedouro de Peixes. Ambos os empreendimentos beneficiam no interior centenas de famílias de pequenos produtores.

Como funciona a votação:

Para votar, basta ter o título de eleitor a mão. Dentre os projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região.

• Online: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (nos dias de votação as cédulas estarão disponíveis)

• Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4

Sair da versão mobile