Publicidade
Rio Grande do Sul

Aeroporto de Santa Maria é entregue após modernização

Nesta segunda-feira (26), o secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, entregou as obras de modernização do Aeroporto Municipal de Santa Maria. O investimento do Governo Federal, no valor de R$ 9 milhões, vai possibilitar a operação de aeronaves em voos noturnos.

As intervenções foram realizadas por meio do Termo de Execução Descentralizada formalizado em setembro de 2017, entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o Comando da Aeronáutica e o governo do estado para a realização de obras de ampliação do pátio de estacionamento de aeronaves e modernização do sistema de sinalização luminosa do aeroporto. Com as obras, o pátio de aeronaves também ganhou mais uma área de 14.300 m², permitindo o estacionamento de aeronaves de grande porte.

Publicidade

“O Rio Grande do Sul nunca recebeu tantos investimentos simultâneos em aeroportos, que ampliassem a conectividade do estado, gerando desenvolvimento econômico e integrando cada vez mais o nosso extremo sul ao restante do nosso país continental. Podemos dizer que o estado está muito bem servido em termos de infraestrutura aeroportuária e também do ponto de vista de operação”, afirmou Sampaio.

De acordo com o secretário, a modelagem das próximas concessões, em especial da 6ª rodada, vai qualificar ainda mais o Rio Grande do Sul, com a modernização dos aeroportos de Pelotas, Bagé e Uruguaiana, levando investimentos e desenvolvimento econômico para toda a região.

Além da entrega das obras de modernização do Aeroporto de Santa Maria, o Governo Federal também tem investimentos importantes para o norte do estado, como o novo aeroporto de Caxias do Sul e o aeroporto de Passo Fundo.

TRAVESSIA URBANA – Acompanhado do superintendente Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Delmar Pellegrini, o secretário-Executivo também vistoriou as obras da Travessia Urbana de Santa Maria. Estas obras de duplicação e restauração executadas pelo DNIT ampliam a capacidade operacional de um total de 14,7 quilômetros das rodovias BR-158/RS e BR-287/RS em trecho urbano.

Visando a segurança dos condutores e da população que circula por onde as estradas passam, a autarquia vem liberando continuamente segmentos concluídos do empreendimento. Até dezembro deste ano, o DNIT tem a expectativa de realizar mais uma entrega de quatro quilômetros de duplicação entre o km 249,5 e o km 254,3 da BR-287/RS. Neste segmento, serão concluídos o acesso ao Distrito de Boca do Monte no km 253 da BR-287 e a passarela para pedestres em frente a uma fábrica de refrigerantes, no Distrito Industrial.

Atualmente, no lote 2, estão em andamento as obras na ponte sobre o Arroio Cadena (km 330 da BR-158/RS); no cruzamento com a rua Capitão Vasco da Cunha (km 248 da BR-287/RS); e no trevo de acesso ao bairro Santa Marta e ao Hospital Regional de Santa Maria (km 249 da BR-287).

Desde o mês fevereiro de 2020, a comunidade já usufrui de algumas benfeitorias proporcionadas pela obra, como é o caso do viaduto de acesso ao bairro Tancredo Neves, que foi concluindo e teve o fluxo liberado em pista simples. Em setembro de 2020, foi finalizado o acesso ao Parque Pinheiro Machado, no km 252 da BR-287/RS. Também já estão em operação as novas pontes sobre os arroios Ferreira e Taquara, nos km 252 e km 254 da BR-287/RS, respectivamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo