Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves inaugura obelisco simbolizando a luta contra a covid-19

MARCO REPRESENTANDO O TRABALHO DA SOCIEDADE CONTRA COVID-19 É INSTALADO NO COMPLEXO DE SAÚDE

Nesta quarta-feira,28, foi realizada homenagem a todos que trabalharam no combate à Covid 19. A ação integra as comemorações dos 130 anos de emancipação política de Bento Gonçalves.Na ocasião foi entregue o Obelisco representando Sociedade Cívil, Voluntários, comunidade e Poder Público e a obra do artista Dalcir Marcon, que ficará na entrada da ala de isolamento.

As ações realizadas foram fundamentais para combate à doença. Foram construídos, no Complexo Hospitalar 40 leitos, de isolamento Covid-19 e 08 salas de estabilização (mini UTIs) que foram fundamentais para salvar vidas durante a pandemia.

O Centro da Indústria e Comércio e Serviços (CIC-BG) e ASCON VINHEDOS foram responsáveis por liderar o movimento com o setor empresarial. A Associação Médica de Bento Gonçalves também participou na busca de recursos. “Não é apenas uma estrutura feita em tempo recorde, mas também demonstra que a cidade de Bento Gonçalves é campeã no quesito solidariedade. Isso representa uma parceria público- privada que envolveu toda comunidade no combate ao vírus”, ressaltou o Presidente do CIC Rogério Capoani.

O Engenheiro Milton Milan, presidente da ASCON Vinhedos foi o responsável pelo acompanhamento da obra desde o seu início. “Participamos de um momento em que fomos convocados para auxiliar na construção de uma estrutura contra a doença, enquanto baixavamos a curva de contaminação. Enfrentamos um momento em que todos os setores estavam fechados, e nós precisavamos tocar as obras, e a participação de todos foi fundamental”, disse.

O artista Dalcir Marcon também participou das obras auxiliando na pintura dos leitos de isolamento. E para marcar esse momento doou uma de suas obras, que ficará exposta na entrada do complexo hospitalar. O coração representa o agradecimento aos profissionais da saúde, a solidariedade do Bento-gonçalvense e o sentimento por cada vida perdida para a doença.

O monumento entregue em homenagem à todos que lutaram contra a covid-19 tem 4 metros de altura e na sua base todos os setores que auxiliaram na construção. Seja com recursos, no auxílio com a pintura, rede elétrica, equipamentos, na confecção de máscaras, na fabricação de sabão (Comunidade Terapêutica), fiscalização, doando refeições, imprensa, a homenagem engloba todos os setores. “Os profissionais da área da saúde, sociedade civil, poder público e voluntários estão homenageados neste obelisco, algo comemorativo por sua essência, algo que impacta. Ele tem vários lados, que se unem por um objetivo. Ele aponta para o alto. Mostra o que é importante, e se tem algo que se mostrou importante foi nosso povo. E conseguimos, apesar de pesarosos por todos aqueles que perderam sua vida no combate ao coronavírus. Sem este trabalho irmanado, teriamos passado por momentos ainda mais difícieis. O que todos vocês fizeram fica como legado”, destaca o Prefeito Guilherme Pasin.

As regras de prevenção continuam, por isso siga utilizando máscara, álcool gel, mantendo a prevenção. Combater o coronavírus é dever de todos.

Botão Voltar ao topo