OSPA Live homenageia 100 anos da morte de Alberto Nepomuceno
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) prepara uma apresentação especial, com formação reduzida, pela 27ª edição do OSPA Live. No próximo sábado (31), às 17h, a Orquestra de Câmara da OSPA sobe ao palco com Serenade, de Edward Elgar (1858-1934), St. Paul’s Suite, de Gustav Holst (1874-1934), e Suíte Antiga, do nacionalista Alberto Nepomuceno (1864-1920), que completa 100 anos de morte em outubro. O concerto tem regência e direção artística do maestro Evandro Matté e é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra, diretamente da Casa da OSPA.
Repertório
Finalizada em março de 1892, a Serenata de Edward Elgar foi estreada parcialmente num concerto particular para a União Musical de Worcester, da Inglaterra. A obra é disposta em formação para uma orquestra de cordas e teve sua primeira audição completa realizada apenas alguns anos depois.
Elaborada enquanto diretor musical da St. Paul’s Girls’ School, a suíte de Holst foi a primeira obra escrita na instituição de ensino, onde ocupou o cargo por cerca de três décadas. A peça, além de homenagear o local, inspira-se no folclore inglês, cujas referências se observam no nome dos movimentos.
Alberto Nepomuceno, que completa 100 anos de morte em outubro de 2020, revela uma influência intertextual direta no trabalho de Edvard Grieg para a composição de sua suíte. Numa viagem, o compositor brasileiro hospedou-se na casa do nacionalista norueguês, que reforçou o paradigma do idioma como modelo para a construção de seu repertório.