Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Hemocentro de Pelotas vai funcionar nesta sexta-feira

Pessoas sem sintomas relacionados ao novo coronavírus poderão doar sangue das 8h às 13h

O Hemocentro de Pelotas (HemoPel) está aberto nesta sexta-feira (30), das 8h às 13h, para receber doações de sangue, apesar do ponto facultativo decretado no Município em razão do Dia do Servidor Público. A decisão é motivada pelo baixo estoque de todos os tipos de sangue, o que coloca em risco a população, principalmente durante a pandemia de coronavírus, já que o HemoPel abastece os três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa, e outros 24 municípios da região Sul e da Campanha.

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, podem doar. O processo, desde a chegada, cadastro, entrevista até a doação, dura cerca de 30 minutos.

A equipe do Hemocentro adota as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante o tempo em que permanecem no local.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitado fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses – no máximo, quatro vezes por ano. Mulheres, a cada três meses, até três doações anuais.

Segunda-feira (2/11), não haverá expediente devido ao feriado nacional de Finados. O serviço será retomado na terça-feira (3), no horário normal, das 8h às 14h.

O Hemocentro está localizado à avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

Botão Voltar ao topo