NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Pré-eventos gratuitos marcam a programação da Jornada 4.0 na Mercopar 2020

Produtividade e Manufatura Digital são temas dos webinars promovidos pelo Conselho de Inovação e Tecnologia e IEL RS nos dias 4 e 11 de novembro, respectivamente

Um evento para suprir necessidades do setor industrial. Este é o objetivo da Jornada 4.0, que integra a programação da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. A iniciativa procura acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria por meio das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. Antes mesmo da abertura da Feira – que acontece de 17 a 19 de novembro, em Caxias do Sul/RS, já será possível inserir-se neste universo. Dois webinars pré-evento ocorrerão gratuitamente nos dias 4 e 11 de novembro, das 14h às 15h30. Para assistir, é necessário realizar inscrição prévia pelo site www.ielrs.org.br/eventos.

O primeiro webinar (4/11) terá como tema Produtividade e seus ganhos a longo prazo e iniciará com a palestra Estruturando um plano estratégico para obter ganhos com a Indústria 4.0, com sócio-diretor da Zorfatec, Paulo Roberto dos Santos. Logo após, o gerente de Processos, Projetos e Serviços da Sabó, Luciano Rodrigo Pinto, abordará sobre Lean e Indústria 4.0 em grande indústria exportadora da cadeia automotiva. No encerramento será apresentado, pelo diretor da Gomasul, Gilson Rigo, o case: Pensar na Indústria 4.0 e começar pelo Lean já traz resultados, seguido de debate moderado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Néstor Ayala.

Já o segundo pré-evento da Jornada 4.0 (11/11) discutirá a Manufatura Digital habilitando produtos inovadores. Na abertura, o Técnico de Manufatura Aditiva da SKA, Micael Mota, trará a palestra Manufatura Digital na solução de problemas complexos. Logo após, será abordada a Manufatura aditiva em linha de produção pelo gerente de Engenharia de Manufatura e Melhoria Contínua da AGCO, Daniel Cantarelli. Para finalizar, o professor da Universidade do Vale do Sinos (UNISINOS) fará a mediação do debate.

Sobre a Jornada 4.0

Promovida pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), com o apoio da Rede RS Indústria 4.0, do Sebrae RS, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) a Jornada 4.0 reúne atividades presenciais e online como seminários, palestras, debates, webinars e exposição de tecnologias. Seu principal objetivo é acelerar o ritmo de projetos nos diversos segmentos da indústria, utilizando uma linguagem acessível para os diferentes portes de empresas e áreas da atividade empresarial e industrial.

A Exposição de Tecnologias da Jornada 4.0 acontece durante os três dias da 29ª edição da Mercopar – Feira de Inovação Industrial, que ocorre de 17 a 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. A programação contará ainda com o Seminário presencial, no dia 18 de novembro, na Arena Mercopar, com a temática Indústria 4.0 Orientada ao Negócio.

Mercopar 2020 terá protocolos de segurança sanitária

Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, a organização da Feira desenvolveu protocolos de segurança sanitária, a partir de referências nacionais e internacionais, atendendo minuciosamente o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, estão previstas medidas protetivas no credenciamento e no controle de acessos dos participantes, com o distanciamento necessário. Também haverá intensiva higienização dos espaços e estações com álcool gel, além de uma série de ações.

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a Feira registrou, em 2019, R$ 65 milhões em negócios para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. A visitação durante os três dias é gratuita mediante credenciamento online em bit.ly/CredenciamentoMercopar, evitando aglomerações no evento e atendendo ao protocolo previsto em decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.

Botão Voltar ao topo