Porto Alegre

Casa de Cultura Mario Quintana abre ao público dia 19 de novembro

Na quinta-feira (19), a Casa de Cultura Mario Quintana reabre para visitação seguindo os protocolos sanitários de contenção da pandemia para garantir a segurança de público, artistas e servidores.

O uso de máscara será obrigatório em todos os espaços e haverá controle de acesso, observando a ocupação máxima de 25% da capacidade. Os visitantes terão a temperatura verificada por termômetro digital na entrada (com restrição de acesso a pessoas com temperatura acima de 37,5 graus) e em vários pontos da casa haverá dispensers de álcool gel 70% para higienização das mãos.

O horário de funcionamento será reduzido, das 11h às 17h, de terças-feiras a domingos. Os elevadores terão uso restrito, haverá aumento do contingente de servidores de limpeza e os visitantes serão alertados para manter o distanciamento de 2 metros entre si.

Nessa primeira etapa, até o final de 2020, estarão disponíveis ao público as bibliotecas Erico Verissimo e Lucília Minssen, a Discoteca Natho Henn, o Jardim Lutzenberger, as salas expositivas – incluindo galerias do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) –, o Quarto do Poeta e o Acervo Elis Regina. A reabertura das salas de cinema e dos teatros acontecerá em uma segunda etapa da retomada de atividades, ainda sem previsão de data.

Atrações na reabertura

Nos dia 19 e 20, a Travessa dos Cataventos recebe a instalação “Eu era outra selva”. A intervenção urbana de Felipe Morozini, que faz parte da Virada Sustentável 2020, utiliza 150 guarda-sóis estampados com vegetação e um inflável gigante no formato de um lobo-guará para levar o público a refletir sobre a floresta que deixaremos para as futuras gerações.

Também a partir da reabertura da Casa de Cultura, o público vai poder conferir a exposição Mulheres nos Acervos do MACRS, fruto de pesquisa colaborativa das pesquisadoras de História da Arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin. A proposta das curadoras chega ao acervo do MAC após, em 2019, ter destacado a presença da produção de artistas mulheres nas coleções públicas da Pinacoteca Aldo Locatelli, da Pinacoteca Ruben Berta e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs).

Outras novidades

A retomada das atividades da Casa de Cultura Mario Quintana traz outras novidades para o público e para a comunidade artística. Uma das iniciativas mais importantes é que fechamos uma parceria com a empresa Vivo e vamos oferecer internet de alta velocidade nos lugares de maior concentração de público. O Quarto do Poeta ganha uma nova sala com documentos e fotografias do Núcleo de Acervo e Memória, sobre a vida e a obra de Mario Quintana.

O público também vai poder conferir a obra “Auditório”, de Regina Silveira, recentemente instalada no hall do Teatro Bruno Kiefer, em substituição ao painel da artista, acidentalmente extraviado durante reforma ocorrida em 2016.

A Casa de Cultura Mario Quintana está passando por adequações ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), com novas instalações elétricas e hidráulicas, fazendo com que tanto o público quanto o patrimônio cultural estejam mais resguardados. Outra importante mudança é a instalação da Livraria Taverna, que até o final do ano inaugura loja na esquina da Travessa dos Cataventos com a Rua dos Andradas. A nova parceria comercial chega comprometida com uma agenda de eventos voltados à literatura e à formação de público leitor.

Reabertura da visitação à Casa de Cultura Mario Quintana

Quando: a partir de 19 de novembro
Horário: das 11h às 17h (de terças a domingos)
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico de Porto Alegre

Virada Sustentável 2020 – instalação “Eu era outra selva”

Quando: 19 e 20 de novembro
Onde: Travessa dos Cataventos

Botão Voltar ao topo