NegóciosVale do Sinos

Gerson Luis Berwanger assume a diretoria da Assintecal

Ampliar o portfólio será outro foco da gestão do novo presidente, que terá ao lado 13 empresários na vice-presidência

Gerson Luis Berwanger assume a presidência da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelos próximos dois anos, na próxima segunda-feira (9). Também será nomeada a diretoria executiva, formada por 13 empreendedores que lideram algumas das maiores empresas do setor. Internacionalização, sustentabilidade, Inspiramais, mercado nacional, design, inovação e relações institucionais seguirão como os pilares da entidade.

Antes de assumir o cargo, Gerson atuou como vice-presidente executivo da Assintecal na última gestão. Entre os planos para o futuro, está expandir o portfólio da entidade. “Não vendemos um produto para o nosso associado, vendemos projetos. E ele busca algo que possa ajudar na exportação”, observa o presidente, destacando a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2019, 390 empresas participaram do By Brasil Components, Machinery and Chemicals – programa de incentivo às exportações, realizado entre Assintecal e Apex-Brasil. Foram comercializados 180 tipos de materiais para países como China, Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Alemanha e Índia, gerando mais de 300 milhões de dólares. “Hoje, exportamos mais para as Américas, mas pretendemos ampliar o alcance. Com o Inspiramais digital, estamos abertos para o mundo”, afirma.

No mercado nacional, a gestão foi marcada por ações relacionadas à sustentabilidade. A primeira rodada de negócios temática contou com a participação de 29 empresas de calçados e 51 fornecedores, totalizando 600 rodadas. Assintecal e Abicalçados realizaram o evento “Sustentabilidade: é hora de avançar”, primeiro encontro com a cadeia calçadista para sensibilização do tema. O prêmio Primus foi outro destaque, reconhecendo soluções inovadoras e sustentáveis.

Gerson Luis Berwanger aponta que sua gestão será marcada por uma nova fase. Segundo o executivo, a pandemia gerou o fortalecimento das relações virtuais, encurtou distâncias, reduziu custos e otimizou o tempo. Nesse novo cenário, aumentará a adoção de um modelo híbrido para reuniões, palestras e eventos, com a alternância entre presenciais e online. “Durante a pandemia, adaptamos tudo o que foi possível. Buscamos humanizar o Inspiramais. Em janeiro, teremos uma nova edição virtual e queremos melhorar a experiência, tornando o evento ainda mais atrativo”, exemplifica. A primeira edição digital do Inspiramais, em agosto de 2020, contou com a participação de 50 países, 141 expositores, 425 rodadas internacionais e 10 mil usuários.

Processo de reinvenção

Na avaliação de Milton José Killing, que encerra a gestão como presidente, a palavra “reinvenção” resume o momento vivido em 2020. “Foi uma gestão tranquila até março deste ano. Depois, foi mais desafiadora. A pandemia acelerou a criação do modelo do Inspiramais digital, passamos a atingir outros mercados”, analisa. Milton ressalta o papel da Assintecal em mostrar às empresas do setor o que virá pela frente. Uma das entregas nesse sentido foi a plataforma de inteligência de mercado, lançada em 2019. Até o momento, a entidade já realizou mais de 380 estudos, com 1,4 mil acessos de associados e 1,3 mil downloads.

“Estou muito contente pelos resultados. A Assintecal está muito bem preparada. O grupo do conselho sempre esteve motivado, à disposição. O grupo que foi montado é muito forte, relevante e muito a fim de trabalhar”, observa. Milton José Killing encerra a segunda passagem pela presidência. Na primeira, permaneceu durante sete anos e, agora, finaliza um ciclo de quatro anos à frente da associação. Ele é diretor-presidente da Killing S/A Tintas e Adesivos, e será vice-presidente internacional pelos próximos dois anos.

Quem é o novo presidente da Assintecal

Gerson Luis Berwanger, 54 anos, é natural de Novo Hamburgo. Trabalha na área desde os 12 anos: começou passando cola em atelier, depois dentro de fábrica. Foi office boy, trabalhou com documentação de exportação, em companhias americanas de exportação de sapatos, em uma multinacional chilena de produtos para calçados e confecção e foi representante de empresas europeias na área de produtos para calçados. Fala inglês, italiano e espanhol. Atualmente, é presidente da Bertex Produtos para Moda, que atua há 14 anos no mercado.

Diretoria 2020-2021

Gerson Luis Berwanger (Bertex) — Presidente

  • Aécio Marcos Rosaboni Júnior ( Jr Dublagens/Jclass) — Vice Presidente Birigui
  • Atson Rodrigues Melo Bessas (Atta Injetados) — Vice-presidente Nova Serrana
  • Cláudia Madrid (Braskem) — Vice-presidente Relações com o Mercado
  • Gilmar Haag (Cofrag) — Vice-presidente Design
  • José Cláudio Blos (Intexco) — Vice-presidente Inspiramais
  • José João Dewes (Dewes & Link) — Vice-presidente Administrativo/Financeiro
  • Levi Sottomaior de Souza Filho (Quimicolla) — Vice-presidente São João Batista
  • Marcelo Nicolau (Cipatex) — Vice-presidente Institucional
  • Marcelo Reichert (FCC) — Vice-presidente de Inovação
  • Marco Antonio Schmitt (Box Print) — Vice-presidente de Sustentabilidade
  • Milton José Killing (Killing S.A.) — Vice-presidente Internacional
  • Renato Raimundo (Stick Fran) — Vice-presidente Franca
  • Viviane Kogler (MK Química) — Vice-presidente Setorial Couros
  • Ilse Maria Biason Guimarães (Assintecal) – Superintendente

Conselho Fiscal

  • Tanha Maria Lauermann Schneider
  • Oséias Schroeder
  • Rogerio Walmor Cervi
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo