O Prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, recebeu nesta sexta-feira (06.11) representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e da Saúde (SMS), além de consultores, que apresentaram o Projeto de Biofábrica Manejo Biológico On-farm, uma iniciativa baseada na biotecnologia que, se for implantada, deverá beneficiar pequenos agricultores comprometidos com a produção orgânica e ecologicamente correta. O titular da SMAPA, Valmir Susin, e a diretora técnica da pasta, engenheira agrônoma Neiva Rech, acompanharam a reunião. No mês passado, o projeto foi apresentado a lideranças e produtores rurais na sede da SMAPA, gerando repercussão positiva.
O Prefeito Cassina gostou do projeto e pediu ao grupo que estude sua viabilidade técnica e econômica, de forma a não comprometer recursos públicos já empenhados. O projeto está orçado em cerca de R$ 13 mil.
A biofábrica produziria agentes naturais capazes de controlar pragas e doenças de forma biológica, além de adubação orgânica. Alguns exemplos são doenças do solo e nematóides (vermes), doenças foliares, stress hídrico, antracnose e sarna macieira. O projeto também prevê produção do Bacillus Thuringiensis Israelenses (BTI), utilizado pela SMS no controle biológico do mosquito borrachudo, gerando economia para o Município.
As biofábricas já funcionam em diversas propriedades rurais no país. Para o titular da SMAPA, a implantação pelo Poder Público de uma unidade em Caxias do Sul iria beneficiar principalmente os pequenos produtores rurais. “A biotecnologia é uma tendência no mundo todo, pois as pessoas estão buscando mais saúde e alimentos produzidos de forma orgânica”, observa Susin.