Vale do Sinos

Prefeitura de Esteio alerta para tentativa de golpes via Whatsapp

A Prefeitura de Esteio alerta a população sobre duas tentativas de golpes encaminhados via Whatsapp que buscam obter dinheiro ou dados de empreendedores e de moradores da cidade. Em um deles, o golpista alega ser gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e diz estar fazendo uma fiscalização dos protocolos de prevenção contra o coronavírus (COVID-19), cobrando um valor dos comerciantes, por transferência bancária, para a colocação de um selo que permitiria o funcionamento do estabelecimento.

A Secretaria da Saúde lembra que não há emissão de selos de certificação dos protocolos da COVID-19 para funcionamento de empresas e que não efetua a cobrança de taxas por transferência bancária. Além disso, a mensagem enviada pelo golpista contém muitos erros de concordância e de ortografia, como “celo”, para selo, e “mutado”, para multado. Para tirar dúvidas, o telefone da secretaria é o (51) 3473-6377.

Na outra tentativa de golpe, moradores receberam uma mensagem falando sobre cadastro para recebimento de cestas básicas e vale-alimentação de R$ 120, que estaria disponível somente “no site oficial”. Junto é encaminhado um link para uma página falsa (prefeitura.meucadunico.com). A Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) aponta que tal cadastro não existe e o site encaminhado na mensagem tem como único objetivo roubar os dados de quem preencher as informações. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a secretaria pelo telefone (51) 3433-8143.

Em qualquer caso de tentativa de golpe relacionado à Prefeitura Municipal, a orientação ao morador é, antes de preencher qualquer formulário ou fazer qualquer pagamento, entrar em contato com a Administração Municipal. Veja, abaixo, as informações dos canais oficiais da Prefeitura de Esteio:

  • Site: www.esteio.rs.gov.br
  • Facebook: www.facebook.com/prefeitura.municipaldeesteio/
  • Twitter: twitter.com/prefaesteio
  • Instagram: www.instagram.com/prefaesteio/
  • Ouvidoria: 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 12h30min às 18h)
  • Whatsapp da Ouvidoria: (51) 98600-7011
  • E-mail: ouvidoria@esteio.rs.gov.br
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo