NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo transforma ambulância do SAMU em unidade de resgate animal

UMRA: ambulância terá sistema de oxigênio e monitor cardíaco para atendimentos de urgência

A Secretaria de Proteção Animal (Sempa) ganhou um reforço nas suas ações de rua. Uma antiga ambulância foi doada pela Secretaria da Saúde, que renovou sua frota e permitiu o repasse. O veículo adaptado se tornou a Unidade Móvel de Resgate Animal, servindo de suporte básico para trabalhos externos da Sempa.

“O veículo nos trará uma maior agilidade ao atendimento de animais com risco de morte nas ruas. Além disso, pela sua especificidade, vamos conseguir prestar um primeiro socorro imediato no local. No caso de um atropelamento, por exemplo. Isso proporcionará um atendimento de melhor qualidade”, ressaltou o titular da Sempa, Walter Verbist. O próximo passo será a implantação do sistema de oxigênio e monitor cardíaco.

O secretário da Saúde Ricardo Charão ressaltou a importância das ações integradas entre as secretarias. “É uma parceria exitosa entre Semsad e Sempa. Isso só foi possível com o investimento feito em novas ambulâncias, que possibilitou que as antigas fossem adaptadas. Na própria área da Saúde, duas dela servem como unidades móveis de farmácia e de vacinação, que atendem aos bairros e foram fundamentais na pandemia. A Proteção Animal certamente terá um grande ganho em suas tarefas com o veículo de apoio”, garantiu.

A Unidade de Resgate Animal entra em funcionamento nesta sexta-feira, dia 13.

 

Botão Voltar ao topo