Central de Teleconsulta ultrapassa os 10 mil atendimentos

Serviço de telemedicina, que já realizou diagnósticos em 2.812 pacientes, alterou os dias e o horário de atendimento

Na mesma semana que ultrapassa os 10 mil atendimentos, a Central de Teleconsulta de Pelotas altera horários e dias de funcionamento. O serviço de telemedicina estará ativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, mantendo o número de telefone 0800 6485 319 para o atendimento retomo à população.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Central e chefe do setor de Contratos da Secretaria de Saúde (SMS), Ângela Lima, a retomada das atividades presenciais por alguns dos profissionais de saúde, integrantes do serviço, fez com que o Teleconsulta deixasse de funcionar aos fins de semana. Ela também destaca a queda na procura pelo serviço aos sábados e domingos. Mas, como ocorre há sete meses, a Central permanece como alternativa para que a população procure atendimento de saúde especializado sem sair de casa.

“O atendimento segue a mesma metodologia. Reforçamos, à comunidade pelotense, a importância da procura do atendimento pelo Teleconsulta, em caso de sintomas de gripe ou dúvidas quanto à Covid-19. O serviço permite um atendimento diferenciado, sem a necessidade de sair de casa, seguindo as recomendações da SMS de isolamento e cuidado domiciliar”, explica Lima.

Atendimentos

Do total de 10.192 atendimentos feitos pela Central de Teleconsultas, até o dia 10 de novembro, 2.812 pacientes passaram por diagnósticos pré-clínicos, cerca de 700 pessoas foram orientadas a realizar isolamento social, e o restante encaminhado para unidades de saúde referências para o atendimento de casos de síndromes gripais. Por meio da Teleconsulta, 477 exames PCR foram solicitados.

A Central informa que 83,7% dos atendimentos foram para a faixa etária entre 13 e 60 anos. De todas as pessoas que procuraram o serviço remoto, 71% são mulheres e 29% são homens.

Drª Vida

Além de Central de Teleconsulta, outra ferramenta remota também pode garantir informações e orientação à população que tem dúvidas sobre o coronavírus – o chatbot Drª.Vida, hospedado no hotsite da Prefeitura. Desenvolvido pela empresa AVMB e administrado pela Coinpel, o sistema contabilizou, entre maio e outubro, 2.829 acessos, com respostas às perguntas feitas para diagnosticar a necessidade de encaminhamento para o Teleconsulta ou para um serviço de saúde presencial. Desse total, 474 pessoas que completaram o questionário da Dra. Vida foram contatadas pelos profissionais do atendimento pré-clínico remoto.

A Drª Vida pode ser acessada pelo hotsite da Prefeitura dedicado ao coronavírus, pelo link www.pelotas.com.br/coronavirus. Clicar em “Atendimento Online” ou no avatar do chatbot que aparece do lado direito na página de abertura.

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