NotíciasRio Grande do Sul

Grupamento Ambiental de São Leopoldo resgata filhote de coruja

Na tarde de ontem (23), o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Civil Municipal de São Leopoldo recebeu a informação da localização de um filhote de coruja em uma residência no bairro São José. Ao chegarem no local, os agentes encontraram a ave que foi identificada como uma Coruja-do-mato (também conhecida como coruja-de-bigodes e mocho-carijó).

Por ser tratar de um filhote, o que impossibilita a sua soltura sem riscos no seu habitat natural, a coruja foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Zoológico de Canoas.

Coruja-do-mato (Megascops choliba)
Sua presença ocorre em todas regiões do Brasil e habita cidades, parques, fazendas, e principalmente capoeiras e beiras de matas secas ou úmidas. Sua alimentação tem como base insetos, pequenos vertebrados e morcego.

Cetas Zoológico Municipal de Canoas
Existe desde 2005 e é referência na região quanto à recuperação de espécies da fauna silvestre nativa, educação ambiental e lazer para a comunidade. O local recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização. Após um período de recuperação esses animais são devolvidos ao seu habitat por meio de soltura ou encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados.

Botão Voltar ao topo