Rio Grande do Sul

Guarda Municipal de Esteio inicia uso de armas longas

Após a realização de capacitação, a Guarda Municipal de Esteio iniciou, na última sexta-feira (27), o uso de armas longas em sua atuação. Os equipamentos, uma carabina calibre .40 CTT40, da marca Taurus, e uma espingarda Military 3.0, calibre 12, marca CBC, foram doados à Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) por uma empresa privada no final de setembro deste ano. O treinamento para a utilização dos armamentos foi incluído na parte prática do curso de reciclagem anual dos guardas municipais, iniciado neste mês de novembro.

Até agora, 18 agentes já estão habilitados. Nesta terça-feira (1º), mais 12 vão obter a permissão. A expectativa é que em 21 de dezembro, quando os servidores finalizarem a reciclagem, 38 guardas estejam capacitados a utilizar a carabina e 20, a espingarda. O efeito da Guarda é de 50 agentes.

A proposta da SMSMU é utilizar a carabina nos patrulhamentos de rotina realizados diariamente pela Guarda Municipal. Já a espingarda fica destinada ao uso em operações especiais ou missões específicas, como controle de distúrbios e barreiras policiais.

Os agentes da Guarda Municipal de Esteio possuem o porte de arma em horário de serviço desde agosto do ano passado. Foram habilitados aqueles que participaram de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passaram por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica.

Botão Voltar ao topo