Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Covid-19: Pelotas manterá ações noturnas até o fim de semana

Com o objetivo de cumprir as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, inclusive as regras reeditadas no Decreto Municipal 6.345/2020, as forças de segurança de Pelotas, que já fazem parte da tradicional Operação Integrada do Pacto Pelotas pela Paz, manterão ações noturnas em diferentes pontos da cidade até o fim de semana. Fiscalizações em estabelecimentos comerciais, monitoramento do uso da máscara e controle de possíveis aglomerações são o foco das ações ostensivas de enfrentamento à pandemia.

Segundo o cronograma montado durante encontro virtual entre os representantes das forças de segurança – secretarias municipais de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros –, as operações previstas para ocorrerem todas as noites, até sábado (5), realizarão rondas, preferencialmente em restaurantes, bares, lanchonetes e comércios de bebidas alcoólicas. A finalidade é o fechamento no horário estipulado no último decreto: às 19hs.

Trabalho ostensivo
Na sexta-feira (4) e no sábado (5), também à noite, as operações contarão com patrulhas fixas no Laranjal e na avenida Bento Gonçalves, além de comboios itinerantes.

No domingo (6), a Operação Integrada ganha reforço de uma blitz, no início da tarde, na avenida Adolfo Fetter, em direção à praia. A ação será voltada à fiscalização de trânsito e orientação para controle e prevenção ao coronavírus. No Laranjal, equipes das forças policiais orientarão as pessoas com o fim de evitar a permanência no local. Ainda serão realizados patrulhamentos em outros pontos da cidade, como na avenida Duque de Caxias.

Ações noturnas 
“Ainda não houve uma redução de pessoas nas ruas como esperamos. Muitas estão se informando somente agora sobre a proibição em permanecer nos espaços públicos. No último fim de semana, constatamos a pouca informação, já que o decreto era recente. Mas agora iremos intensificar a nossa presença nos locais de lazer e orientar quem ainda tiver dúvidas sobre a determinação”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto.

As ações noturnas sistemáticas se estendem até a próxima semana. Sempre a partir das 20h, um comboio deverá percorrer diferentes pontos do município. Além de monitorar possíveis aglomerações, as rondas focam nas atividades de bares, restaurantes e comércios de bebidas.

Botão Voltar ao topo