Porto Alegre

Butiazeiro é a Árvore do Mês de Porto Alegre

O butiazeiro (Butia odorata) é uma palmeira nativa do Rio Grande do Sul muito conhecida pela versatilidade de uso do seu fruto em vários tons de amarelo. É bastante comum o consumo in natura, como também no preparo de cachaça, licor, suco e geleia.

“Uma lembrança vívida da minha infância é a de meu avô me chamando para ir com ele colher butiás na árvore que havia em frente a sua casa, no bairro Partenon. Saíamos com uma bacia cheia e dali eram feitas diversas coisas, especialmente a cachaça, que ele me dizia se tratar de um suco só para adultos”, relata a oficial de justiça Raquel da Silva, moradora do bairro Jardim Botânico.

Com o período de frutificação se aproximando, no verão, a observação da Árvore do Mês se torna mais fácil. Há exemplares nas avenidas Ipiranga (entre as ruas Silva Só e Alcides Cruz e próximo à avenida Edvaldo Pereira Paiva), Diário de Notícias, Icaraí, rua Rio Pardo e também no Parque Germânia. No Estado, na região entre os municípios de Tapes e Barra do Ribeiro, se encontram os maiores remanescentes de butiazais.

Com caule inclinado que pode chegar medir de três a seis metros, o butiazeiro apresenta folhas verdes acinzentadas, que são utilizadas para artesanato e estofaria.

O termo odorata é derivado de palavra latina para “perfumado” e foi escolhido por João Barbosa Rodrigues, engenheiro e botânico, em 1891, para refletir a natureza altamente aromática da fruta, considerada uma das melhores palmeiras para consumo.

O projeto “Árvore do Mês” é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e objetiva levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade.

Botão Voltar ao topo