Santa Catarina

Dia Internacional Contra a Corrupção: Observatório Social propõe reflexão em atos do dia a dia

Observatório Social de SC distribui texto sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção. A carta é assinada pelo recém empossado presidente Alexsandro Schu

Historicamente habituados com as denúncias sobre corrupção, notadamente no setor público, o dia internacional contra a corrupção dá aos brasileiros a oportunidade de refletir sobre as causas desse grave problema e, sobretudo, de como contribuir para a sua redução.

Antes de tudo, é essencial saber que a corrupção é uma iniciativa individual, não é algo herdado geneticamente ou congênito. Trata-se de uma escolha e que persegue os cidadãos e cidadãs ao longo de suas vidas.

Afinal – e essa é a segunda questão de máxima importância – quando abordamos o tema, sempre lembramos de escândalos envolvendo políticos e governantes, grandes empresas, eleições e situações similares. Contudo, as escolhas começam cedo – se ‘colamos’ na escola, se respeitamos as leis do trânsito, se sonegamos tributos, se aceitamos vantagens no exercício de nossa profissão, entre inúmeros casos.

Entendemos, portanto, que o combate à corrupção exige mecanismos legais de controle, instituições com competência e disposição para fiscalizar as contas públicas e a correta aplicação dos recursos dos contribuintes. Todavia, na mesma proporção, impõe o compromisso pessoal por escolhas acertadas.

O Observatório Social do Brasil – SC investe na educação fiscal e na promoção da cidadania, acompanhando as licitações públicas e. igualmente, a conscientização das nossas crianças, pois somente a partir da educação poderemos corrigir o curso da história.

Que esse dia represente a chance para que todos reflitam sobre seus atos no dia a dia – e para que os políticos e gestores públicos se conscientizem do quanto as escolhas erradas geram danos de grade monta e de longo prazo à sociedade.

Florianópolis, 09 de dezembro, 2020.

Alexsandro Schu
Presidente
Observatório Social do Brasil – Santa Catarina

Botão Voltar ao topo