Rio Grande do Sul

Esteio forma alunos no curso Empreender 4.0

O encerramento do curso Empreender 4.0 foi realizado na noite dessa quarta-feira (9) no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio. Oito alunos concluíram a capacitação, realizada em parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), com o apoio da Universidade Feevale e do Instituto de Disrupção e Desenvolvimento Humano (I2DH).

Voltado a gestores de micro e pequenas empresas de Esteio interessados em conhecer mais sobre seus negócios e o mercado onde atuam ou pretendem atuar, o curso teve 55 horas de aula ao longo de quase quatro meses, com praticamente todas as atividades online, em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O prefeito Leonardo Pascoal saudou a persistência dos alunos. “Nem todos chegaram até este momento de conclusão, mas tenho certeza que as lições vão ficar mesmo assim. É como ocorre no dia a dia do empreendedor: muitos ficam pelo caminho, pois o êxito pode levar muitos anos de angústias, frustrações e prejuízo, mas, em algum momento, alguma nova ideia faz o negócio prosperar. A insistência de vocês já é um diferencial”, apontou. “Vamos continuar incentivando os empreendedores de nossa cidade, pois eles contribuem muito para a dinâmica econômica do Município”, completou Pascoal.

A titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), Tatiana Tanara, lembrou que o Empreender 4.0 complementa ações realizadas em 2019, como o curso Gestão e Conhecimento. “O que mais me encanta nessas atividades é, justamente, a fusão que está presente na nossa secretaria, entre o desenvolvimento social e econômico. O ato de empreender promove essa reunião entre conhecimento e entrega para a sociedade”, salientou.

A capacitação teve como foco o desenvolvimento de negócios locais na cidade e foi dividida em seis “trilhas do conhecimento”. Cada uma delas tem uma proposta específica: thinklab (conceito que busca fomentar a inovação nas empresas), marketing, empreendedorismo, financeiro, gestão e, por fim, a parte prática, que incluiu uma ação social.

Essa iniciativa foi destacada pela aluna Fernanda Leuck, que falou em nome dos demais participantes. “A ação social proporcionou o maior aprendizado, ver como podemos retribuir para a sociedade não apenas pagando impostos, esse dever burocrático e tributário. Aprendemos mais que conteúdos. Aprendemos a ser pessoas melhores e empreendedores com consciência social”, afirmou.

Também participaram da formatura a secretária municipal de Administração, Silvia Nascimento, o vereador Felipe Costella, o presidente da Acise, Paulo Matielo, e representantes do I2DH.

Botão Voltar ao topo