Santa Catarina

Fundação Cultural BADESC promove live gratuita sobre humor nos tempos de pandemia

Professora doutora Maria da Conceição Francisca Pires participa do encontro marcado para o dia 16 de dezembro

A Pandemia na Mira do Humor: É Possível Rir em Tempos de Luto? é o tema do encontro virtual que encerra o projeto A História Entre Imagens e Sons, uma parceria da Fundação Cultural BADESC com o Laboratório de Imagem e Som e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Marcado para o dia 16 de dezembro, a professora doutora Maria da Conceição Francisca Pires, que leciona na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), irá falar sobre o assunto a partir das 19h30 e o evento gratuito poderá ser acompanhado na Plataforma Microsoft Teams através do link https://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb, que estará liberado apenas no dia do encontro.

A professora irá falar sobre características do humor na sociedade brasileira, além de fazer uma reflexão sobre o momento atual, com a pandemia de Covid-19 e instabilidades política. E como isso tudo gera uma série de memes, cartuns e charges que refletem essas questões sociais.

Sobre a ministrante

Maria da Conceição Francisca Pires é doutora em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, com Pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2018-2019). Desde 2012 é Professora do Departamento de História e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em História, na linha de pesquisa Cultura, Poder e Representações, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi pesquisadora associada do Núcleo de Pesquisas em História Cultural (NUPEHC) na Universidade Federal Fluminense.

É pesquisadora do Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa História, Mulheres e Feminismo, coordenado pela professora Dra. Cintia Lima Crescêncio, sediado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desenvolve pesquisa envolvendo os seguintes temas: Humor Gráfico, Quadrinhos e História, Gênero e História, História, Mídia e Audiovisual, Ditaduras no Cone Sul.

Serviço:
Encontro virtual A Pandemia na Mira do Humor: é possível rir em tempos de luto?, com a professora doutora Maria da Conceição Francisca Pires
Data: 16 de dezembro – quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plataforma online Microsoft Teams – https://bit.ly/encontrosvirtuaisfcb
Gratuito

Botão Voltar ao topo