Nesta quarta-feira (16), a equipe Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves esteve reunida com a coordenadora do Núcleo de Ação Social (NAS), vinculado a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e uma das coordenadoras do Movimento Negro Raízes, Lisiane Pires, buscando ações conjuntas para atuar junto aos grupos de imigrantes que realizam a venda de produtos ilegais na cidade. Participaram o secretário de Segurança interino, Major Evandro Flores, o coordenador da Guarda Civil, Tenente Clóvis Lavarda e o coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro Masutti.
Na oportunidade o comandante da Guarda Civil Municipal, Clóvis Lavarda falou sobre o vídeo publicado nas redes sociais nesta sobre a abordagem a um vendedor ambulante. “A Guarda Civil, também atua em apoio aos fiscais municipais em abordagens a vendedores ambulantes e afirmamos que em nenhum momento houve agressão ou qualquer tipo de violência. Somente foi solicitada a entrega do material irregular, como já é realizado”, disse.
De acordo com Lisiane a reunião serviu para buscar soluções e iniciar um diálogo com o grupo, formado principalmente por imigrantes senegaleses. “O objetivo agora junto com o Movimento Negro Raízes é entender o contexto em que estão envolvidos os Senegaleses, que atuam como ambulantes, realizar a busca ativa destes imigrantes, e trabalhar o dialogo com o grupo, inclusive com a tradução da legislação que não permite a venda de produtos irregulares para o árabe e o francês, língua falada por eles”, ressalta.
Também serão oferecidas aulas de crioulo e francês para os agentes da Guarda e fiscais buscando aproximação com a língua. A Prefeitura já realiza este trabalho de comunicação com imigrantes haitianos e venezuelanos.