EducaçãoNotíciasRio Grande do SulSaúde

Prefeitura de Caxias recebe 10 ventiladores pulmonares da UCS

A Prefeitura de Caxias do Sul recebeu na tarde desta quarta-feira (16/12) 10 ventiladores pulmonares Modelo Frank 5010 da Universidade de Caxias do Sul. O ato de entrega ao Prefeito Flávio Cassina e ao Vice-Prefeito Edio Elói Frizzo contou com a presença da Chefe de Gabinete e secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, do secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, do presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, do reitor da UCS, Evaldo Kuiava, do professor Dr. Alexandre Viecelli, do presidente da CIC, Ivanir Gasparin e dos vereadores Adiló Didomenico e Paula Ioris, prefeito e vice-prefeita eleitos.

Além da FUCS e UCS, 12 empresários participaram do desenvolvimento do equipamento e cerca de 30 outras empresas e pessoas físicas também contribuíram com o projeto. O Frank é um ventilador pneumático desenvolvimento para suporte avançado de vida, no atendimento a adultos. Seu design robusto e compacto, permite a sua utilização em nível intra-hospitalar ou em hospitais de campanha, conectado à rede de gases ou a cilindros.

O professor Alexandre Viecelli contou sobre o desafio da produção do modelo Frank e destacou a lição de força entre a academia e os empresários.

O presidente da FUCS ressaltou a força de vontade de todos para o desenvolvimento do ventilador, em um momento de crise. “Foi um trabalho a muitas mãos, com a colaboração de todos, Poder Público, academia, entidades e empresas. Sem a força de vontade e união não estaríamos desenvolvendo esse produto em nossa cidade”, destacou José Quadros dos Santos.

O reitor Evaldo Kuiava também agradeceu a todos que ajudaram e acenou a possibilidade da continuidade de diversificar a matriz e fortalecer ainda mais o que foi produzido.

Por fim, o Prefeito Flávio Cassina lembrou da união e do diálogo com todos segmentos da comunidade durante este ano. “Foi um ano que muitos se reinventaram em função da pandemia e este equipamento surgiu da necessidade de ventiladores para os nossos pacientes. Conseguimos graças ao diálogo, união de esforços e determinação. Obrigado a todos”.

Os cinco leitos de UTI no HG foram abertos graças a esses equipamentos, custeados exclusivamente pela Prefeitura, no valor de R$ 4 mil cada leio por dia.

Botão Voltar ao topo