Formação de professores das escolas do Município é retratada em livro

A parceria firmada entre a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo e a Unisinos resultou em mais um importante recurso para qualificação de educadores. O livro “Formação continuada e comunidades de desenvolvimento profissional: aproximações teórico-práticas” apresenta reflexões sobre o processo formativo oferecido em 2018 para professores de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos das escolas municipais. “Esta publicação marca, mais uma vez, as parcerias que buscamos estabelecer entre a rede pública de ensino e as universidades com o objetivo comum de qualificar ainda mais o trabalho realizado nas escolas”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que também assina capítulo na obra. O livro destinado a educadores e pesquisadores da área está disponível para download gratuito no site www.letraria.net/formacao-continuada-de-professores-de-lingua-portuguesa/ .

A publicação, organizada pelos professores Ana Maria de Mattos Guimarães e Anderson Carnin, trata dos impactos no desenvolvimento profissional dos professores da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo a partir dos encontros realizados com o grupo de pesquisa Linguagem, Desenvolvimento e Interação (LID) do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

O processo formativo iniciado em 2018 abordou a construção de Projetos Didáticos de Gênero alinhados às práticas de linguagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro também contém produções assinadas pela coordenadora do Polo de Novo Hamburgo da Universidade Aberta do Brasil (UAB-NH), Alessandra Almeida, pelo coordenador do Núcleo de Formação Continuada e Avaliação da SMED, Carlos Bach e pela assessora de Língua Portuguesa da SMED, Joseane Matias.

Sair da versão mobile