Pelota mantém serviços essenciais no feriadão de Natal

Entre os dias 24 e 28, alguns setores funcionarão ininterruptamente ou em regime de plantão

Mudanças na rotina da cidade marcarão as comemorações natalinas, neste ano, principalmente por conta do controle de atividades, com vistas à contenção do contágio pelo coronavírus. No entanto, a população não deixará de encontrar os serviços considerados essenciais, que serão garantidos entre os dias 24 e 28, quando o expediente dos órgãos públicos municipais ficará restrito em razão do ponto facultativo da véspera de Natal (24), do feriado do dia 25 e do fim de semana (26 e 27).

O Decreto 6.351/2020, de 18 de dezembro, regulará as atividades não essenciais entre os dias 25 e 28. Saúde, saneamento, transporte público, assistência social, por exemplo, não deixarão de atender à demanda da população.

Relembre o que determina o Decreto

Festas públicas alusivas ao Natal são proibidas. As confraternizações devem se restringir aos núcleos familiares. O comércio em geral e outras atividades não funcionarão de 25 a 28, podendo retomar as atividades na terça-feira (29).

A proibição refere-se a estabelecimentos e galerias comerciais centrais, shoppings centers, Pop Center e Mercado Central, assim como a restaurantes, bares, buffets sem autosserviço e similares, clínicas de estética, salões de beleza, de podologia e barbearias, pet shops, e academias em geral. A falta de cumprimento do Decreto acarretará na aplicação de multa, de acordo com a Lei 6.819/2020.

Confira os serviços

Saúde

Sanep

Recolhimento de lixo – será normal nos quatro dias. Na véspera do Natal (24), a coleta noturna, geralmente às 19h, começará mais cedo, às 15h, para que os coletores possam confraternizar com seus familiares.

o dia de Natal, nos horários habituais.

Departamentos de Água, Esgoto e Drenagem – manterão plantões para emergências. Contatos pelo telefone 115.

Supermercados, macroatacados e outros

– Dias 26 e 28 – de acordo com o Decreto em vigor, será permitido o funcionamento de minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues, peixarias e fruteiras, entre as 6 e as 23h, e acesso ao público ate as 22h. Nos dias 25 e 27 não poderão abrir.

Transporte coletivo

Ônibus urbanos:

Ônibus rurais:

Todos os horários podem ser conferidos na grade disponível no site www.empresasantacruz.com.br

Ônibus intermunicipais

A Empresa do Terminal Rodoviário (Eterpel) manterá o funcionamento para venda de passagens durante os quatro dias. Nos dias 25 e 27, o setor de encomendas estará fechado. Nos dias 24 e 26, atenderá das 7 às 20h. Para lotação dos ônibus, será obedecida a determinação de 50% da capacidade de passageiros sentados.

Assistência Social

Segurança

Mercado Central

Sair da versão mobile