Rio Grande do Sul

Casa de Cultura e Museu Municipal são inaugurados em Imbé

Imbé tem mais uma atração para os moradores e turistas com a inauguração da Casa de Cultura e Museu de Imbé. O espaço inaugurado fica na esquina das avenidas Garibaldi e Nilza Costa Godoy, no Centro, e unirá as principais ações do Departamento de Cultura, como as atividades da Escola de Música Guaracyra Ramos Kramer, com memórias das quase quatro décadas de história da cidade. O local escolhido é o antigo Castelinho, construção de quase 70 anos, adquirido há um ano pelo município.

A diretora de Cultura, Fátima Berro, agradeceu o reconhecimento da Administração Municipal na destinação de um espaço para centralização da cultura local. “É uma felicidade muito grande receber este cuidado especial do Governo Municipal. Um local que vai acolher nossos alunos e ampliar as possibilidades deste brilhante projeto cultural que é a Escola de Música. A nova Casa de Cultura propiciará um amplo espaço para realização de eventos, no futuro, quando tivermos condições sanitárias”, destacou a professora. “A partir de hoje teremos nossa história muito mais preservada. A cultura de Imbé cantada e contada”, finalizou.

O presidente da Câmara, Elton Kieser, agradeceu o empenho do Executivo na estruturação e nos investimentos na área da cultura. “Hoje é um momento histórico. O sonho saiu do papel. Mesmo num tempo difícil que estamos vivendo, a cultura de Imbé segue se reinventando. Um governo que investiu muito na área cultural, desde a construção da nossa Casa do Artesanato, em Mariluz. Investimentos pesados para em áreas que muitas vezes ninguém lembrava que existia”, comemorou o vereador.

A primeira dama e ex-secretária de Educação e Cultura, Joselaine Cardoso, também prestigiou a inauguração. “Hoje a gente está aqui inaugurando mais uma obra dessa administração. Quando iniciamos o governo, em 2013, estabelecemos como meta fazer muito pela saúde, pela educação e também pela cultura. Aos poucos, passo a passo, nós fomos conseguindo concretizar os projetos. Este aqui é mais um que conseguimos entregar para a nossa comunidade”, disse Josi.

O prefeito Pierre Emerim, que finaliza o mandato na próxima quinta-feira (31), destacou a importância de reforçar a área cultural da cidade e lembrou o processo de compra do antigo Castelinho. “É minha última inauguração como prefeito. Vocês não imaginam o quanto isso é representativo. Não existe cidade no mundo que tenha sua autoestima elevada sem um espaço que marque no tempo a sua história. Nossa cidade, até hoje, não tinha esse espaço. Aqui nós poderemos, a partir de agora, cultuar nossas raízes e nossa cultura”, celebrou o chefe do Executivo. “Eu nasci e me criei aqui em Imbé. Desde pequeno passava aqui na frente e sonhava em conhecer o Castelinho. Ano passado apostei na desapropriação deste local para que virasse a nossa Casa de Cultura e Museu Municipal. Fomos muito criticados por isso. Mas hoje temos orgulho de entregar um espaço público, efetivamente pago e pronto para atender a cultura da nossa cidade”, concluiu Pierre.

Dentro do novo espaço também há um ambiente voltado à educação ambiental, através do Projeto Nossa Onda é Preservar, executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM). A visitação pelo público será liberada em breve, a partir de definição de protocolos sanitários adequados para prevenção à pandemia da Covid-19.

Botão Voltar ao topo