Rio Grande do Sul

Fepam apresenta boletim Balneabilidade com pontos impróprios para banho no RS

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou o 2º boletim do projeto Balneabilidade temporada 2020/2021. O resultado das análises apontou redução no número de pontos impróprios para banho com relação ao levantamento anterior. Dos 90 pontos de coleta, 80 estão próprios e 10 impróprios, apontou o levantamento divulgado no dia 25 de dezembro. Os locais em que o banho não é recomendado são os seguintes:

Pedro Osório: balneário no rio Piratini
Pelotas: balneário Valverde – Trapiche
Pelotas: balneário Valverde – av. senador Joaquim Augusto de Assunção
Pelotas: balneário Santo Antônio – rua Bagé
Pelotas: balneário Santo Antônio – av. Rio Grande do sul
Pelotas: balneário Santo Antônio – restaurante
Pelotas: balneário Santo Antônio – hotel
Pelotas: balneário dos Prazeres – em frente à estátua de Iemanjá
Santiago: balneário Distrito Ernesto Alves – rio Ibicuí
Tapes: balneário Rebelo – laguna dos Patos

Os técnicos do Departamento de Qualidade Ambiental da Fepam alertam que os veranistas procurem sempre locais que apresentam condição da água própria para o banho, para evitar riscos à saúde. Outra orientação não se banhar 24 horas após chuvas intensas, já que pode ocorrer carregamento de esgotos e resíduos para os cursos d’água, ocasionando picos de contaminação. Também é importante não tomar banho em canais pluviais, córregos ou rios que afluem nas praias, pois podem estar contaminados com esgoto doméstico.

O Balneabilidade é realizado desde o verão 1979/1980 e integra o projeto RS Verão Total do governo do Estado. Os resultados das análises serão divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 26 de fevereiro.

Botão Voltar ao topo