Porto Alegre

Porto Alegre define calendário escolar do período letivo 2020/2021

As definições sobre o calendário escolar do período letivo 2020/2021 foram divulgadas nessa terça-feira, 5, pela secretária municipal da Educação, Janaina Audino, em entrevista coletiva virtual. O cronograma foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e fundamentado a partir da análise do contexto escolar, da legislação que valida as 800 horas letivas em formato on-line e do diálogo para ouvir os diretores das escolas e entidades representativas.

Também foi considerado o fato de ter se encerrado em 15 de dezembro de 2020 o contrato com a empresa terceirizada para serviços de limpeza e cozinha nas instituições de ensino, sem uma nova proposta pela gestão anterior.

Janaina afirma que o calendário 20/21 “traz uma unidade organizacional e encaminha orientações para o encerramento das atividades relativas ao período de 2020 e reinício das aulas presenciais em 2021”.

De acordo com a linha de gestão do prefeito Sebastião Melo, a prioridade é ampliar o diálogo. Janaina salienta que a proposta feita pela Smed é resgatar a interação com a comunidade escolar. “A Secretaria está adotando diversos instrumentos digitais para agilizar a coleta de dados sobre os cenários e as proposições de solução”, explica. Desta forma, a secretária acredita que será possível alinhar expectativas à realidade. “Este é o nosso jeito de fazer gestão. Abrindo diálogo, reconhecendo as diferenças de contextos e valorizando iniciativas que vêm sendo feitas pelas escolas”, ressalta.

Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Especial e Eja:

11/01 e 9/02 – Férias escolares
10,11 e 12/02 – Planejamento e elaboração de calendário
18 e 19/02– Formação pedagógica (em planejamento)
22/02 – Retorno das aulas presenciais

Botão Voltar ao topo