Variedades

Série Sótão da Flor – Leituras estreia neste sábado, dia 9

Seis episódios em vídeo trazem clássicos da literatura infantil e juvenil, interpretados pela personagem Flor, que irá embarcar em uma viagem pelo mundo da leitura e da imaginação em seu sótão mágico

A partir deste sábado (9), o público infantil está convidado a embarcar em uma viagem pelo mundo da leitura e da imaginação com a série Sótão da Flor – Leituras, que irá contar histórias e fábulas de clássicos da literatura infantil e juvenil, de forma lúdica e educativa, pela personagem Flor. Com seu jeito divertido e irreverente, Flor é capaz de fazer tudo acontecer em seu sótão mágico. A série contempla seis episódios inéditos, com estreia neste sábado e exibição um em cada final de semana: As Fábulas de Esopo, Histórias de La Fontaine, Os seres e fadas de Charles Perrault, Contos dos Irmãos Grimm, Histórias de Hans Christian Andersen, e O famoso sítio do Monteiro Lobato. Cada episódio terá duração de cerca de 10 minutos. O público pode conferir a série em @sotaodaflor pelo canal do Youtube (www.youtube.com/sótãodaflor). Os episódios terão também interpretação de Libras, para inclusão dos surdos.

O projeto Sótão da Flor surgiu durante a pandemia, quando o Grupo Ueba Produtos Notáveis, de Caxias do Sul, se viu impossibilitado de apresentar sua arte presencialmente e precisou reinventar-se. Foi quando idealizou, de forma experimental, uma web produção para crianças e jovens, com atividades culturais, dicas e muita arte. Os idealizadores Aline Zilli e Jonas Piccoli estudaram diversas técnicas, de filmagem, edição, formato e atuação, para que o programa prendesse a atenção do público-alvo. O canal nasceu em setembro, para marcar os 16 anos do Grupo Ueba, que ao longo de sua história encantou o público pelas páginas dos seus livros e percorreu o Brasil e o mundo com plateias lotadas em seus espetáculos teatrais.

O Sótão da Flor é um canal gratuito no Youtube destinado a crianças e jovens, com abordagem teatral para encenar histórias, receber convidados e passar conteúdos relevantes. O objetivo é instigar a criatividade, promovendo a realização de atividades artísticas, de forma dinâmica e divertida. A série Leituras é um desdobramento do projeto, com foco exclusivo na literatura infantil clássica universal, suas fábulas e histórias.

Os seis episódios da série serão apresentados pela personagem Flor, interpretada pela atriz Aline Zilli, e têm como cenário o sótão do centenário Moinho da Cascata, sede do Grupo Ueba nos últimos anos. A direção e roteiro ficam por conta do ator e dramaturgo Jonas Piccoli, que faz participações especiais no projeto. As ilustrações são de Fredy Varella e a realização é do Grupo Ueba Produtos Notáveis. O projeto tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Via Inox Tramontina e da Central de Rações.

“Os vídeos falam de seis grandes escritores de contos e fábulas direcionados a crianças e jovens. Os episódios trazem informações históricas sobre a vida desses autores e sempre contam ou narram uma de suas obras. Trata-se de conteúdo de qualidade disponível gratuitamente na internet de forma divertida e inusitada, garantindo uma oferta cultural com viés pedagógico”, destacam Aline e Jonas.

SERVIÇO

O QUE: Série Sótão da Flor – Leituras, com seis episódios de aproximadamente 10 minutos cada
QUANDO: estreia no sábado (9) e lançamento de um episódio a cada final de semana
ONDE: @sotaodaflor pelo canal do Youtube www.youtube.com/sótãodaflor
ELENCO: Aline Zilli (atriz), Jonas Piccoli (roteiro, direção e participação especial), Fredy Varella (ilustração)
REALIZAÇÃO: Grupo Ueba Produtos Notáveis, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura no Rio Grande do Sul (Pró-Cultura RS) e patrocínio da Via Inox Tramontina e Central de Rações

Botão Voltar ao topo