Em um levantamento sobre a situação deixada pela gestão anterior, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação encontrou uma estrutura sucateada, com o prédio em situação de abandono interno e externo. “Móveis e utensílios estavam jogados e empilhados em salas fechadas, os servidores desanimados e sem expectativas de melhorias para executar um trabalho tão importante para o crescimento e desenvolvimento econômico do município. Os dados mostram a ineficiência da gestão anterior”, relata a secretária Simone Sabin.
Serviço estava parado
Além da deterioração dos espaços físicos, os serviços estavam abandonados. O telefone para o atendimento ao cidadão foi deixado em um sistema que não emite sinal quando ocupado. Foram encontrados estocados em um armário, prontos para entrega, 1.122 alvarás sanitários, 185 declarações de isenção e 1.783 alvarás, inclusive um alvará expedido em 2018 e até hoje não entregue. Na caixa de emails, havia 300 correspondências de novembro de 2020, com pedidos de alvará, que sequer foram lidos.
Resolução
A prefeitura vai ligar para todos os cidadãos cujo alvará está disponível, para que busquem seus documentos. O primeiro alvará foi entregue hoje. O atendimento na Sala do Empreendedor já está normalizado na forma presencial e pelo e-mail escritoriodoempreendedor@canoas.rs.gov.br
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Rua Dr. Barcelos, 969 – Centro – Canoas