Rio Grande do Sul

Guarda Municipal completa um ano em Imbé

Foi no dia 10 de janeiro de 2020 que a primeira turma de guardas municipais da história de Imbé formou-se para ingressar definitivamente na rotina dos moradores, veranistas e turistas da cidade. De lá para cá, a bordo de cinco viaturas equipadas para garantir o patrulhamento das ruas e avenidas de todos os bairros e balneários da cidade, os 44 agentes foram ganhando a confiança, o prestígio e o respeito de quem nota, sem muito esforço, que a Guarda Municipal de Imbé chegou para fazer história. Neste domingo, 10 de janeiro de 2021, a instituição completa um ano de atividades.

Lançada em 2017 como parte do programa Imbé Mais Seguro – o plano de segurança pública instituído pelo governo municipal, sob liderança do ex-prefeito Pierre Emerim e com assessoria da equipe da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP-T), comandada pelo secretário Marco Antonio Emerim da Silva –, a Guarda Municipal foi oficialmente estabelecida após um longo período de preparação, que contou com avaliações psicológicas, testes de aptidão física, exame toxicológico e avaliação para porte de arma. E foi com o porte de arma – pistolas e espingardas com uso autorizado pela Polícia Federal – oficialmente aprovado em julho do ano passado que Imbé passou a ser o primeiro dos 23 municípios do litoral norte gaúcho a ter guardas municipais efetivamente armados. Além disso, a cidade tornou-se líder em cobertura de guardas armados na proporção populacional entre as cidades gaúchas. Um levantamento feito pela pasta apontou que há, em média, dois agentes para cada mil habitantes na cidade, maior índice entre as 16 guardas armadas no Rio Grande do Sul.

Com um saldo de mais de mil ocorrências atendidas e serviços prestados em um ano de atuação, a Guarda Municipal conta com uma Central de Operações que acompanha 24 horas por dia as câmeras de segurança espalhadas pela cidade, além do atendimento permanente através do telefone 153, que recebe ligações gratuitas de qualquer telefone fixo ou celular para denunciar, entre tantas situações, violência contra a mulher, tráfico de drogas ou mesmo criminosos circulando indevidamente. “Seja através do trabalho de monitoramento das câmeras ou do recebimento de denúncias pelo telefone, nossas guarnições estão completamente integradas à tecnologia para dar uma resposta efetiva e em pouquíssimo tempo”, garante o secretário. Boa parte das ações, segundo ele, tem parceria da Brigada Militar, da Polícia Civil e das empresas de monitoramento e vigilância patrimonial instaladas na cidade.

O trabalho forte constituído em apenas um ano de atividades faz com que aqueles que geralmente abordam também sejam abordados. Mas numa situação muito mais favorável. “As crianças insistem em tirar fotos com ‘os tios da guarda’, como eles chamam. A comunidade criou uma identificação com a Guarda Municipal. É um serviço que veio para ficar e para servir de exemplo não só para os adultos, mas também para os pequenos, que aprendem desde cedo a confiar nas instituições de segurança pública e admirar quem está presente na rotina diária deles para garantir a preservação da ordem em qualquer bairro ou balneário da cidade”, avalia o secretário.

Durante a semana, o prefeito Ique Vedovato elogiou os agentes durante reunião com a equipe da SEMUSP-T e os comandos da Brigada Militar e da Polícia Civil, no Centro Administrativo Municipal. “Nós temos em Imbé uma das guardas mais bem equipadas e qualificadas do Estado. A população tem respeito e, mais do que isso, tem confiança no trabalho dos nossos agentes. Para nós é motivo de muito orgulho e também um desafio manter esses índices de excelência no atendimento às ocorrências”, exaltou o prefeito. “São homens e mulheres que se doam e se arriscam pela população da nossa cidade. Desde o princípio identificamos em todos a vontade de contribuir com a segurança pública. Esperamos que este trabalho seja cada dia mais reconhecido não apenas por nós, agentes políticos, mas também pela própria comunidade”, complementa Ique. “Esse primeiro ano apresenta números expressivos de atuação. A expectativa é que a sequência do trabalho sério e engajado reflita cada vez mais na prestação de serviço de excelência ao cidadão”, finaliza.

 

Botão Voltar ao topo