Estância Velha reabre laboratório que analisa larvas do aedes aegypti

A Vigilância em Saúde de Estância Velha reativou o Laboratório de Entomologia, que estava desativado desde abril do ano passado.

Com o laboratório em funcionamento novamente, o município terá uma resposta mais rápida na análise de larvas, eventualmente, coletadas nas residências de Estância Velha. Com isso, poderá iniciar o processo de combate aos focos imediatamente. “Nos últimos nove meses, as amostras coletadas em Estância Velha precisavam ser encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre. Há amostras enviadas no ano passado que ainda não nos retornaram com os laudos”, diz a diretora da Vigilância, Eliane Fleck.

Eliane destaca que a reativação do laboratório tem relação direta a um pedido feito pelo prefeito Diego Francisco, na primeira semana de governo.

Casas estão sendo visitadas

Desde hoje, as agentes de endemias e de Vigilância em Saúde estão visitando as casas, com o propósito de orientar os moradores e verificar se no terreno não há possíveis criadouros do aedes aegypti. Esse trabalho de campo será feito por 12 profissionais, que irão trabalhar em duplas.

Neste primeiro dia, as equipes agiram nos bairros Bela Vista, Floresta e Lago Azul. A escolha destes bairros não foi à toa: é que estes foram os que mais tiveram casos confirmados de dengue no ano passado. No Lira, outro bairro com alta incidência do mosquito, as visitas devem iniciar nos próximos dias.

Por enquanto, em 2021, Estância Velha não tem nenhum caso confirmado de dengue. E esse trabalho preventivo, iniciado já na segunda semana do ano, tem o propósito de reduzir os índices do ano passado, quando ocorreu um surto de casos. Ao todo, foram 43 casos registrados em 2020.

As recomendações de prevenção continuam as mesmas: não deixe água parada. ?Todos os moradores sabem quais são as principais recomendações. O que precisamos é de atitude, que eliminem possíveis criadouros?, pontuou a agente de endemias, Daiane Severo.

Denúncias

A Vigilância em Saúde está recebendo denúncias de situações consideradas graves, especialmente de locais onde há água parada em grande quantidade. Nestes casos, vamos agir imediatamente, indo até o local para fiscalizar?, observa a veterinária Tatiana Guerra, que será a responsável técnica do Laboratório de Entomologia. Para fazer a denúncia, o morador precisa ligar para a Vigilância, no número 35511417. Nos outros casos, os moradores podem protocolar as denúncias, inclusive anonimamente, no Portal 24H da Prefeitura.

Sair da versão mobile