Rio Grande do Sul

São Borja intensifica a fiscalização de veículos irregulares

O Departamento Municipal de Trânsito de São Borja está intensificando a fiscalização de veículos irregulares, principalmente na questão dos ciclomotores, que vem aumentando a circulação nas vias públicas, muitos desses veículos são artesanais, onde é adaptado um motor a uma bicicleta.

O diretor do Departamento de Trânsito, Airton Rocha Alves, salienta o grande risco que vem sendo observado nas vias da cidade, onde muitos desses veículos são conduzidos por menores de idade, em velocidade acima do permitido e em manobras perigosas.

Airton ainda comenta que algumas pessoas alegam o desconhecimento da legislação quanto a esses veículos. O diretor ratifica que a legislação federal, o Código de Trânsito Brasileiro e as resoluções do Contran equiparam as bicicletas motorizadas, dependendo de suas características, tanto com motor elétrico, como a combustão, a ciclomotores, portando sendo necessário registro, emplacamento, e todos os equipamentos obrigatórios. O condutor também deve possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria A ou autorização para conduzir ciclomotores ACC.

Os veículos flagrados sendo conduzidos em via pública estão sendo recolhidos ao depósito do Detran. O diretor afirma ainda que quando o fato ocorre com menores de idade, o responsável legal também é responsabilizado, pois está cometendo um crime de trânsito.

Botão Voltar ao topo