Rio Grande do Sul

RS: governo amplia UTIs Covid no Litoral Norte

Mais 10 leitos de UTI SUS foram abertos em Osório

Mais 10 leitos de UTI SUS foram abertos no Hospital São Vicente de Paulo, em Osório, nesta quarta-feira (13/1), pelo governador Eduardo Leite e pela secretária da Saúde, Arita Bergmann. Com essa nova ação do governo do Estado, a ampliação de leitos no Litoral Norte desde o início da pandemia chega a 135%.

“Seguimos empenhado em garantir atenção aos municípios tanto na questão da alta complexidade, com novos leitos de UTI SUS, quanto na prevenção à Covid-19 por meio distanciamento, que ainda é fundamental para que possamos reduzir o nível de contágio e a demanda hospitalar. Até que o Ministério da Saúde faça a habilitação desses leitos, o Estado vai garantir os recursos necessários para o funcionamento das novas UTIs”, destacou o governador.

Esse foi o segundo reforço na estrutura hospitalar de Osório, desde o início da pandemia, com abertura de leitos. Foram 10 leitos de UTI que começaram a funcionar em abril e agora outros 10. Na região Covid de Capão da Canoa, número de leitos de UTI adulto pelo SUS chega a 61.

A medida vai aumentar a capacidade de internação de pacientes graves em uma das regiões que mais recebe pessoas de outras áreas e até de fora do Estado neste período do ano. De acordo com a direção do hospital, a população dos municípios no entorno que acaba utilizando a estrutura em Osório costuma saltar de 480 mil pessoas para 1,3 milhão no verão. A ocupação das UTIs na região na manhã desta quarta (13) estava em cerca de 90%.

“Direcionamos especial atenção a este hospital, em Osório, pois sabemos da carência de leitos na região. Somamos, hoje, mais 10 leitos de UTI, que vão qualificar o atendimento não só aos moradores da cidade, mas a todo o Litoral Norte. Agradecemos pelo esforço e pela dedicação conjunta de diretores, prefeitos e profissionais da saúde neste momento delicado”, disse a secretária Arita.

Em todo o RS, com a abertura ou reativação de 100 leitos de UTI SUS, iniciada nesta semana, mais outros 68 de retaguarda, a ampliação na estrutura de internação de pacientes graves já alcança cerca de 115% – de 933 em março para 2.018 em janeiro.

Botão Voltar ao topo