Rio Grande do Sul

Gravataí retoma aulas da rede municipal dia 8 de fevereiro

O retorno das aulas presenciais de toda a rede de ensino municipal de Gravataí está marcado para 8 de fevereiro. A volta ocorrerá respeitando o rodízio de 50% do número total de alunos por sala de aula. Para isso, está sendo adotado um sistema híbrido, em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e atividades domiciliares, semanalmente.

“Estamos preparando tudo para que a volta às aulas se dê da maneira mais segura possível, tanto para os alunos quanto para os profissionais da educação. O sistema híbrido de ensino proporcionará que os alunos retornem às salas de aula sem causar aglomerações no ambiente escolar. Vale ressaltar que o retorno das aulas presenciais não é obrigatório, e a família pode optar por permanecer recebendo as atividades não presenciais”, explicou o prefeito  Luiz Zaffalon.

De acordo com a secretária Municipal da Educação Sonia Oliveira, desde o ano passado são estudadas formas de trabalho para que a educação das crianças e jovens do município fosse minimamente prejudicada em meio à pandemia. “Este é o planejamento construído pela secretaria, mas tudo dependerá do cenário da Covid-19 na nossa cidade. É importante ressaltar que a presença física do aluno não será obrigatória.”

Como será o retorno

Os professores retornarão às atividades no dia 1° de fevereiro e passarão por uma formação. Já os alunos serão divididos em dois grupos. O grupo um (1) retorna à escola no dia 8, sendo a primeira semana para a fase de acolhimento, treinamento do plano de contingência, protocolos sanitários e conversas com alunos e famílias sobre orientações. Na próxima semana é a vez dos alunos do grupo dois (2) receberem todas as orientações. Na terceira semana serão aplicadas as avaliações diagnósticas e provas de avaliação que indicarão os índices de aprendizagem do ano passado.

As 75 escolas da rede municipal e conveniadas estão prontas para receber os alunos. Todas estão com seus planos de contingência aprovados pelo Centro de Operações de Emergência (COE). Equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e lixeiras com pedal também foram adquiridos pela Prefeitura para manter a segurança no ambiente escolar.

As escolas conveniadas da rede de educação infantil retornaram suas atividades presenciais na última segunda-feira, 11, seguindo os mesmos protocolos da rede municipal.

Botão Voltar ao topo