Rio Grande do Sul

Multas: tíquetes da Zona Azul em Gravataí podem ser regularizados em até 48 horas

A maioria dos motoristas que utiliza as vagas de estacionamento rotativo da Área Azul em Gravataí desconhece a possibilidade de regularização em até 48 horas, em caso de não pagamento no local. É possível fazer a quitação em um dos 16 parquímetros, na opção “regularizar”, informando a placa do veículo, com os orientadores da Área Azul que circulam pelo Centro e na loja da Zona Azul, que fica na Cel. Fonseca, n° 996. A não regularização acarreta multa, com penalidade de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o valor de R$ 195.

Digipare
O sistema oferece ainda o aplicativo Digipare. Disponível tanto para android quanto para IOS, o aplicativo da Área Azul possibilita que os motoristas tenham acesso à compra de crédito, extrato de pendências, emissão de faturas, regularização e débito automático, para o motorista que fizer a compra de créditos antecipada.

Os parquímetros estão distribuídos na região central da cidade, local com maior densidade comercial, e aceitam cartões de crédito e debito além do pagamento convencional com moedas. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão Castro, o sistema rotativo de uso das vagas tornou mais democrático o estacionamento dos veículos no Centro, o que beneficia tanto a população quanto lojistas.

Outro reflexo da implantação da Área Azul, em 2013, foi a redução do número de roubos e furtos de veículos, que diminuiu cerca de 35% nesses 8 anos, segundo dados da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp). Os técnicos acreditam que a movimentação dos monitores acaba por reprimir a incidência dos crimes.

Botão Voltar ao topo