Rio Grande do Sul

Bom Princípio intensifica preparação para a volta às aulas

Os educadores têm uma série de adequações a serem feitas ao seu modo de dar aulas durante a pandemia. Para organizar esta retomada, Bom Princípio realizou um questionário on-line, onde a família pode optar pelos dias e turnos na semana. A Secretaria de Educação Municipal buscou atender cada necessidade, porém sempre são necessários ajustes, adequando a necessidade da família às possibilidades das escolas.

De acordo com a secretária de educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen, este é um período de adaptação ao retorno presencial. E esse retorno pode sofrer alterações a qualquer momento dependendo dos protocolos do governo do Estado e do aumento de casos positivos.

Os protocolos de saúde são imposição do governo estadual e cabe ao município aplica-los nas escolas. “Por hora manteremos essa forma de atendimento até quando houver uma mudança na exigência dos protocolos”, destacou a secretária apresentando o modo em que as aulas serão ministradas.
As aulas iniciam de modo híbrido, portanto, com aulas presenciais e virtuais intercaladas com atendimento presencial em alguns dias por semana.

Escolas São José (Morro Tico-Tico) e “12 de Maio” (Centro) atenderão até o 3º ano em 4 dias da semanas (segundas, terças, quintas e sextas) e do 4º ao 9º ano em 2 dias por semana, em grupos intercalados: Grupo A com aulas presenciais na segunda e na terça e atividades remotas na quarta, quinta e sexta; e Grupo B com aulas presenciais na quinta e na sexta, e atividades remotas na segunda, terça e quarta.

Escolas São Luís (Bela Vista), São Marcos (Nova Colúmbia), Nossa Senhora da Piedade (Piedade), José de Anchieta (Bom Fim Alto) e Albino Hartmann (Arroio das Pedras) atenderão os alunos 4 dias na semana (segundas, terças, quintas e sextas), com algumas turmas no turno da manhã e outras no turno da tarde.
Nas quartas-feiras haverá planejamento dos professores e higienização intensificada em todas as escolas. Neste dia os alunos terão aulas on-line.

As escolas já estão passando por adequações de espaços, sendo marcados os mesmos com fitas, de modo que as turmas serão atendidas em 50% do total da turma respeitando as demarcações e a metragem das salas.
Em período pandêmico não haverá contraturno escolar.

Nessa semana os profissionais das sete escolas do Ensino Fundamental e do CADE serão testados quando ao Covid-19. No dia 27, quarta, às 19h30 haverá uma Live pelo canal da SMECD sobre os Protocolos de Saúde a serem respeitados no Ensino Fundamental, tendo os educadores como público alvo.

“Essa organização de atendimento presencial possibilita ao aluno um contato semanal com os professores garantindo a interação necessária para o bom andamento do ano letivo. Sabemos que temos várias lacunas de 2020 e buscamos assim, garantir que os alunos consigam atingir o que não foi aprendido”, destaca a Secretária de Educação, Vanessa Fribel de Quadros Steffen.
As aulas estão programadas para iniciar em 1º de fevereiro.

Botão Voltar ao topo