Porto Alegre

Porto Alegre exige dados de pessoas a serem vacinadas

Em Porto Alegre, os hospitais e as instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) deverão informar os dados dos profissionais e residentes a serem vacinados contra o coronavírus. A exigência consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta terça-feira (26).

Além da identificação das pessoas a serem imunizadas, os estabelecimentos terão de apresentar declaração do responsável pela veracidade das informações.

A medida serve para dar transparência ao Plano Municipal de Vacinação de Porto Alegre e garantir que sejam respeitados os grupos prioritários da Fase 1. As listagens e a declaração deverão ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a portaria municipal, o responsável pelo envio de informações falsas poderá responder por crime de falsidade ideológica.

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destaca a importância do registro para acompanhamento e segurança do uso correto das doses. “A medida irá auxiliar no acompanhamento e na fiscalização”, diz. Segundo Sparta, a ação deve ser integradas aos órgãos de controle e ao Judiciário.

Botão Voltar ao topo