A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação está fazendo um mutirão para regularizar mais de 253 processos que estavam parados na prefeitura. “Parece que desde que saímos da administração, ninguém deu prosseguimento ao nosso trabalho”, desabafou a diretora de Regularização Fundiária, Paula Loureto, que está de volta ao cargo nesta gestão. Paula contabiliza o número de processos que ficaram parados entre uma gestão e outra do prefeito Jairo Jorge. “Fizemos um levantamento e verificamos que havia legitimações que só bastava entregar, e outras que estavam completamente paradas, desde a época da última administração do prefeito Jairo”, destacou a diretora.
Para realizar essa regularização, diversas equipes do núcleo de mobilização estão indo a campo para verificar se as pessoas que solicitaram a propriedade dos lotes seguem residindo no local. Desde que o prefeito Jairo Jorge retomou ao cargo, a secretária adjunta Joyce Campos afirma que a secretaria voltou a receber ligações de pessoas interessadas em regularizar sua situação. “As pessoas ligam e pedem para que o prefeito entregue o seu documento de propriedade. Por isso estamos empenhados para dar conta da demanda”, explicou.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, César Augusto, justifica que o objetivo é dar dignidade a essas pessoas, e que o trabalho está só no início.
Primeiras regularizações
Durante o evento Prefeitura na Rua deste sábado (30), no bairro Mathias Velho, o prefeito Jairo Jorge entregará, de forma simbólica, um título de regularização. Ao todo, serão entregues 79 registros para moradores da comunidade da vila Santo Operário.
Benefícios da regularização
Título de propriedade – Você passa a ser dono da sua propriedade, não caindo em nenhum golpe, perdendo o imóvel para pessoas de má-fé. Em caso de falecimento do proprietário, o imóvel pode ser transferido aos herdeiros;
Compra e venda – Segurança ao comprar e vender o imóvel com a transferência realizada em cartório;
Garantia de crédito – com o título de propriedade, o proprietário poderá dar a casa ou o lote em garantia para adquirir outro bem ou até mesmo conseguir crédito bancário;
Valorização do imóvel – a partir do momento em que é legalizado, o valor de mercado do imóvel aumenta;
Qualidade de vida – fornecimento regular de energia elétrica, água e rede de esgoto.