Gramado: Hospital Arcanjo São Miguel busca Certificação ONA

O Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado, busca a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), responsável por desenvolver atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e programas de saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação e pela Metodologia de Acreditação Internacional (ACSA). O processo de certificação foi apresentado ao prefeito em exercício, Luia Barbacovi na manhã desta quinta-feira (05).

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Hoje mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.

Níveis

Ao longo dos próximos 18 meses, o São Miguel passará por vários processos para conseguir mudar de nível como instituição acreditada. O nível 1 é ligado a processos que buscam garantir a segurança dos pacientes. Já o nível 2, apresenta uma organização que obtém esse nível de acreditação, além de cumprir com as exigências de nível 1, possui um sistema de planejamento e organização focado na gestão integrada, este certificado possui validade de 2 anos.

Por fim, o nível 3 é a “Excelência na gestão” é a premissa norteadora de quem obtém a acreditação neste nível. Além do cumprimento das exigências de níveis 1 e 2, uma organização que detenha essa certificação desfruta de uma cultura organizacional focada na busca contínua da melhoria, com resultados positivos e que alcançam todas as esferas da organização.

Após a certificação da ONA, quando atingir o selo de acreditação, prestando serviços com maior eficiência e eficácia nos processos internos, o Hospital Arcanjo São Miguel terá a possibilidade de ser melhor avaliado e remunerado pelas operadoras de saúde privada.

Tramita no Governo Federal um projeto de lei que permite um acesso maior a recursos públicos de entidades hospitalares acreditadas.

Sair da versão mobile