A plataforma para registro de pessoas acamadas e seus cuidadores está em fase de ajustes finais e deve entrar em funcionamento nos próximos dias no site da Prefeitura. A empresa responsável por desenvolver o sistema é a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). A vacinação em domicílio, contra o coronavírus, em quem está impedido de sair de casa, será feita quando houver doses disponíveis e de acordo com a liberação dos grupos prioritários na ordem estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde.
São 4.994 idosos acamados em Pelotas, de acordo com a secretária de Saúde (SMS), Roberta Paganini. Esse número tem como base a Campanha Contra a Influenza de 2020. Será vacinada a pessoa acamada e, no máximo, um cuidador. Poderão se cadastrar pacientes com dificuldade de locomoção, deficientes físicos com incapacidade de locomoção, pessoas que se alimentam por sonda e sonda vesical de demora, acamados dependentes de oxigênio (O2) e aqueles que possuam doença que os restrinjam ao leito.
A diretora da Vigilância em Saúde, Tamires Furtado, explicou que a previsão é de que, nos próximos dias, o site esteja no ar para começar o cadastro dos acamados. “Assim que a Secretaria Estadual de Saúde liberar esse grupo prioritário e enviar as vacinas, nós vamos estar na frente, com boa parte desses pacientes já cadastrados para realizar uma logística adequada para a vacinação”, afirmou.
No site, constará um formulário para o paciente e seu cuidador. Além disso, serão expostas as precauções que deverão ser tomadas, bem como as contraindicações (quem não poderá receber a vacina).