NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo: Sepom recebe representantes da Fundação La Salle

A Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom) recebeu na manhã desta sexta-feira, 5, a visita de representantes da Fundação La Salle. O encontro teve o objetivo de apresentar a nova gestão da secretaria, além de ampliar as ações conjuntas de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da Fundação La Salle oferece o serviço de abrigamento para mulheres vítimas de violência com risco de morte, contratado pela Prefeitura de São Leopoldo em maio de 2020. Segundo a coordenadora do serviço, Cristina Donay, este primeiro encontro é essencial para a parceria da Fundação com o município. “São Leopoldo foi uma das primeiras cidades a contratar o nosso abrigamento, então é muito importante reconhecer essas pessoas que estão trabalhando junto com a gente”, disse.

O coordenador-geral da fundação, Lucinei Hanauer, sugeriu que campanhas de conscientização e capacitações sejam realizadas em parceria com a prefeitura, como forma de prevenir a violência de gênero. “Seria interessante fazer um seminário dentro da programação do mês da mulher, agora em março, para falar sobre o abrigamento, com a presença de técnicos que atuam no serviço”, comenta.

Abrigamento oferece segurança à mulheres vítimas de violência doméstica e familiar

O abrigamento para mulheres vítimas de violência com risco de morte garante proteção integral em local sigiloso. Ele viabiliza a moradia provisória de mulheres, acompanhadas ou não dos filhos, até que esteja garantida sua segurança fora do local.

O acesso ao serviço acontece através de encaminhamento do Centro Jacobina, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Fora destes horários e em finais de semana e feriados, os encaminhamentos são feitos pela Polícia Civil mediante guia de acolhimento, seguindo o protocolo estabelecido pelo serviço.

Em caso de emergência a mulher deve ligar para o 190, da Brigada Militar, ou para o 153 da Guarda Civil Municipal.

Botão Voltar ao topo