Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas retoma vacinação de idosos e acamados

Canoas iniciará na próxima semana a vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 85 anos e pessoas acamadas com mais de 60 anos. A previsão do governo do Estado é de receber neste final de semana a quarta remessa de doses da CoronaVac, o que permitirá o início da segunda fase de imunização, além de ampliar a vacinação dos profissionais da saúde. Ainda não se sabe, porém, o quantitativo de vacinas que será enviado a Canoas. A partir de segunda-feira (8), o município disponibilizará um telefone 0800 e WhatsApp para cadastramento dos idosos acamados, que receberão a vacina em casa.

A previsão, segundo o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, é de que as doses cheguem na segunda-feira. Se o prazo se confirmar, a vacinação para idosos acima de 85 anos terá início já na terça-feira (9). Para esse público, a vacinação estará disponível em todas as unidades básicas de saúde e clínicas de saúde da família. Também está prevista a realização de drive thru no Parque Eduardo Gomes.

Com a inclusão desse grupo, Canoas dará início a uma nova etapa de vacinação. Até o momento, os grupos prioritários eram idosos moradores de instituições de longa permanência (ILPIs), profissionais da saúde e pessoas com deficiência institucionalizadas. A vacinação dos idosos acamados faz parte da primeira fase da campanha de imunização.

Com as 9.037 doses já recebidas para primeira aplicação, foram vacinadas até o momento mais de 5,8 mil pessoas: 4.952 profissionais da saúde, 798 idosos moradores de ILPIs e 86 pessoas com deficiência institucionalizadas.

Como funcionará as próximas etapas da vacinação

Pessoas acamadas (acima de 60 anos): o cadastramento estará disponível a partir de segunda-feira (8), por telefone ou via WhatsApp. A aplicação das doses deve começar na terça-feira (9), na residência dos acamados. A vacinação será estendida a um cuidador por idoso.

Idosos acima de 85 anos: a previsão é de que a vacinação comece na terça-feira. As doses estarão disponíveis nas 28 unidades básicas de saúde (UBSs) e clínicas de saúde da família. Haverá, ainda, realização de drive thru no Parque Eduardo Gomes, em data a ser confirmada.

Botão Voltar ao topo