Com o intuito de orientar e estimular a agricultura familiar em Canoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, renovou um convênio com a Emater, com valor total superior aos R$ 31mil. O valor se destina ao auxílio das cerca de 70 famílias que mantêm produção agrícola em suas casas, ou no bairro onde residem, e produzem cerca de 240 toneladas de alimentos por mês.
A Emater também dá apoio em outras atividades, como a capacitação de agricultores e o incentivo à formação de agroindústrias, para fomentar a geração de empregos.
Conforme a titular da pasta, Simone Sabin, em janeiro deste ano, a Prefeitura conseguiu realizar o Crédito Rural, no valor de R$ 17mil, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), e do Plano Safra. “É muito importante a gente estimular e fortalecer a agricultura familiar, e nós vamos fazer isso constantemente” avalia Sabin. Também já estão previstos novos empréstimos através do programa para os próximos meses.
Ainda segundo a secretária, deverão ser desenvolvidas mais hortas comunitárias no município. A primeira será no Instituto de Educação Carlos Chagas, no bairro Niterói. “O nosso plano é implantar as hortas em todas as escolas municipais e estaduais, em Canoas” detalhou.